PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO: 032/2025

Informações da matéria
Autor: DONA BRUNA
Data: 10/11/2025
Visualizações:
Array
Ementa

CONCEDE O TÍTULO HONORÍFICO DE CIDADÃ MARACANAUENSE À SENHORA ANA LÚCIA BASTOS MOTA.

Justificativa

Senhor Presidente, nobres Pares,
É com elevado orgulho e um profundo senso de justiça que apresentamos à apreciação desta Casa o presente Projeto de Decreto Legislativo, conferindo a mais alta honraria do município à Senhora ANA LÚCIA BASTOS MOTA.
Nascida em Fortaleza, a Senhora Ana Lúcia, hoje com 80 anos, é um exemplo vivo de resiliência, competência e amor ao Ceará. Geógrafa de formação, com passagens pelo Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem e pela Teleceará, foi no empreendedorismo que ela encontrou sua vocação e construiu um legado.
Em 1972, uniu-se em matrimônio a José Tarcísio Mota Sá, com quem construiu uma família e, posteriormente, uma sólida trajetória no setor de materiais de construção. O grande marco dessa jornada foi a instalação da Cerbras, em 1991, no município de Maracanaú. Um empreendimento que se tornaria sinônimo de qualidade, inovação e força econômica para nossa região.
Uma virada crucial em sua vida e na história da empresa ocorreu em 1994, com o falecimento súbito de seu esposo. Foi então que Ana Lúcia, com admirável coragem e determinação, assumiu a liderança da empresa familiar. Mãe dedicada de três filhos, ela não apenas manteve a empresa de pé, mas a conduziu a um crescimento exponencial, transformando-a em uma das maiores e mais respeitadas indústrias cerâmicas do Brasil.
Sob seu comando, a Cerbras expandiu sua presença para mais de 30 países e fortaleceu sua atuação no Norte e Nordeste do Brasil, gerando mais de mil empregos diretos e movimentando a economia de Maracanaú e do Ceará. Sua liderança visionária é um farol para as novas gerações de empresários, especialmente para as mulheres que buscam seu espaço no desafiador universo da indústria.
O reconhecimento de seu valor transcende as fronteiras de nosso município, sendo recentemente agraciada com a Comenda da Abolição, a mais alta honraria do Estado do Ceará, em 2024.
Ana Lúcia Bastos Mota não é apenas uma empresária de sucesso; é uma mulher que moldou seu destino com garra, inteligência e um profundo senso de responsabilidade com sua família, seus colaboradores e com a comunidade onde sua empresa está inserida. Seu caráter e sua história estão intrinsecamente ligados ao desenvolvimento e ao progresso de Maracanaú.
Pelo seu notável empreendedorismo, pela sua história de superação e pela sua inegável contribuição para a geração de riquezas e empregos em nosso município, consideramos a Senhora Ana Lúcia Bastos Mota merecedora do Título de Cidadã Maracanauense.
Pelos relevantes serviços prestados ao nosso município, solicitamos o apoio dos nobres Vereadores para a aprovação deste justo reconhecimento.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
06/11/2025 14:05:06 CADASTRADO 
AGENTE: BRUNA DA SILVA LOURENÇO
CADASTRADO   
10/11/2025 09:19:35 LEITURA NO EXPEDIENTE  71ª (SETUAGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 11 DE NOVEMBRO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

DONA BRUNA

VEREADOR(A)

PT

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Senhoria Raphael Pessoa Mota

Presidente da Câmara Municipal de Maracanaú

Maracanaú

Corpo da matéria

ART. 1º FICA CONCEDIDO, NA FORMA DO INCISO XV, DO ART. 16, DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ-CE, O TÍTULO HONORÍFICO DE CIDADÃ MARACANAUENSE À SENHORA ANA LÚCIA BASTOS MOTA.

ART. 2º O PODER LEGISLATIVO ENTREGARÁ, EM SESSÃO SOLENE, O REFERIDO TÍTULO AO HOMENAGEADO INDICADO NO ARTIGO 1º, EM DATA E HORÁRIO PREVIAMENTE DESIGNADOS PELA MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MARACANAÚ-CE.

ART. 3º ESTE DECRETO LEGISLATIVO ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PDL_032_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON