PROJETO DE INDICAÇÃO: 308/2025

Informações da matéria
Autor: MICHELE ROSA
Data: 10/11/2025
Visualizações:
Array
Ementa

DISPÕE SOBRE A INDICAÇÃO AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DE MARACANAÚ PARA QUE SEJA INSTITUÍDA NORMA REGULAMENTANDO O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DE CONDUTOR DE AMBULÂNCIA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO.

Justificativa

A regulamentação do exercício da atividade de condutor de ambulância é fundamental para garantir a segurança e a qualidade no atendimento prestado à população de Maracanaú. Com a instituição de normas específicas, será possível estabelecer requisitos mínimos de formação e capacitação para os profissionais, além de garantir a adequada manutenção dos veículos utilizados no transporte de pacientes. Dessa forma, a presente indicação visa assegurar um serviço de saúde mais eficiente e seguro para todos os cidadãos do município.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
05/11/2025 11:15:03 CADASTRADO 
AGENTE: MICHELE DUARTE ROSA ARAUJO
CADASTRADO   
10/11/2025 09:11:55 LEITURA NO EXPEDIENTE  71ª (SETUAGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 11 DE NOVEMBRO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

MICHELE ROSA

2º SUPLENTE

PT

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa

Prefeito

Maracanaú

Corpo da matéria

ART. 1º FICA INDICADA AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A NECESSIDADE DE INSTITUIR, POR MEIO DE LEI OU ATO REGULAMENTAR, NORMAS QUE ESTABELEÇAM OS REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DE CONDUTOR DE AMBULÂNCIA NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ.

ART. 2º A REGULAMENTAÇÃO DEVERÁ CONTEMPLAR, ENTRE OUTROS, OS SEGUINTES PONTOS:

I - DEFINIÇÃO DO CONDUTOR DE AMBULÂNCIA COMO O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELA CONDUÇÃO DE VEÍCULOS TERRESTRES DESTINADOS AO TRANSPORTE DE PACIENTES, RESGATE, SUPORTE BÁSICO OU AVANÇADO DE VIDA;

II - EXIGÊNCIA DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO E ATUALIZAÇÃO ESPECÍFICOS;

III - NECESSIDADE DE HABILITAÇÃO COMPATÍVEL E DE IDADE MÍNIMA DE 21 ANOS;

IV - ATRIBUIÇÕES VOLTADAS À CONDUÇÃO SEGURA, À PRESERVAÇÃO DA VIDA E AO APOIO À EQUIPE DE SAÚDE DURANTE O TRANSPORTE;

V - OBSERVÂNCIA AO SIGILO, À ÉTICA PROFISSIONAL E AO RESPEITO AOS DIREITOS DOS PACIENTES;

VI - RECONHECIMENTO DO CONDUTOR DE AMBULÂNCIA COMO PROFISSIONAL DA SAÚDE, EXCLUSIVAMENTE PARA FINS DE ACUMULAÇÃO DE CARGOS PÚBLICOS, CONFORME A CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

ART. 3º ESTA INDICAÇÃO TEM COMO OBJETIVO VALORIZAR E REGULAMENTAR A ATIVIDADE DOS CONDUTORES DE AMBULÂNCIA, GARANTINDO SEGURANÇA AOS PACIENTES E MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO AOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NESSE SERVIÇO ESSENCIAL.

ART. 4º ENCAMINHE-SE AO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL DE MARACANAÚ A PRESENTE INDICAÇÃO, PARA AS PROVIDÊNCIAS QUE JULGAR CABÍVEIS.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PI_308_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON