PROJETO DE INDICAÇÃO: 305/2025

Informações da matéria
Autor: MANOEL CORREIA
Data: 04/11/2025
Visualizações:
Array
Ementa

DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DA CAPOEIRA NO CURRÍCULO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE MARACANAÚ, COM AULAS PRÁTICAS E TEÓRICAS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

A Capoeira, manifestação cultural brasileira que combina luta, dança, música e sabedoria ancestral, é um instrumento pedagógico ímpar. Sua inclusão obrigatória, com atividades práticas e teóricas, na rede municipal de Maracanaú fortalece o cumprimento das leis federais que promovem a História e Cultura Afro-Brasileira, combatendo o racismo estrutural e promovendo a autoestima dos estudantes. Ao integrar a Capoeira de forma estruturada, garantimos que nossos alunos não apenas aprendam sobre sua cultura, mas a pratiquem, desenvolvendo disciplina, respeito, coordenação motora e senso de comunidade. É um investimento na formação humana e cultural da juventude de Maracanaú.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
04/11/2025 09:28:07 CADASTRADO 
AGENTE: MANOEL VIEIRA CORREIA
CADASTRADO   
04/11/2025 11:52:36 LEITURA NO EXPEDIENTE  70ª (SETUAGÉSIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 5 DE NOVEMBRO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

MANOEL CORREIA

3º SECRETÁRIO

PP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Senhoria Raphael Pessoa Mota

Presidente da Câmara Municipal de Maracanaú

Maracanaú

Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa

Prefeito

Maracanaú

Corpo da matéria

ART. 1º FICA INSTITUÍDO O PROGRAMA DE INCLUSÃO DA CAPOEIRA NO ÂMBITO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE MARACANAÚ, ABRANGENDO A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL, DE CARÁTER PEDAGÓGICO, CULTURAL, ESPORTIVO E DE VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA.

ART. 2º O PROGRAMA TEM COMO OBJETIVOS FUNDAMENTAIS:

I - CUMPRIR INTEGRALMENTE AS DISPOSIÇÕES DAS LEIS FEDERAIS Nº 10.639/2003 E Nº 11.645/2008, PROMOVENDO O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA, TENDO A CAPOEIRA COMO EXPRESSÃO CENTRAL.

II - FOMENTAR O DESENVOLVIMENTO FÍSICO, MOTOR, COGNITIVO E SOCIOEMOCIONAL DOS ESTUDANTES ATRAVÉS DAS PRÁTICAS DA CAPOEIRA, CONSIDERANDO-A COMO LUTA, DANÇA, ARTE, JOGO E EXPRESSÃO CULTURAL.

III - PROMOVER A INCLUSÃO, O RESPEITO À DIVERSIDADE E O COMBATE A TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO, VALORIZANDO O PATRIMÔNIO CULTURAL AFRO-BRASILEIRO.

IV - GARANTIR A OFERTA DE AULAS PRÁTICAS E TEÓRICAS SOBRE A CAPOEIRA, SUA HISTÓRIA, MUSICALIDADE, RITUALÍSTICA E PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS.

ART. 3º AS AULAS DE CAPOEIRA SERÃO IMPLEMENTADAS NA GRADE CURRICULAR DAS UNIDADES ESCOLARES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MARACANAÚ, SOB A COORDENAÇÃO CONJUNTA DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO (SME) E DE CULTURA, ESPORTE E LAZER (OU ÓRGÃO EQUIVALENTE).

ART. 4º AS ATIVIDADES SERÃO DIVIDIDAS EM DOIS EIXOS OBRIGATÓRIOS, QUE SE COMPLEMENTARÃO NO AMBIENTE ESCOLAR:

I - AULAS TEÓRICAS E CULTURAIS: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SOBRE A HISTÓRIA DA CAPOEIRA, SUA DIÁSPORA AFRICANA, OS MESTRES E MESTRAS NOTÁVEIS, A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIDADE (BERIMBAU, ATABAQUE, PANDEIRO E AGOGÔ) E SEU RECONHECIMENTO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE.

II - AULAS PRÁTICAS: DESENVOLVIMENTO DOS FUNDAMENTOS DA CAPOEIRA, INCLUINDO A GINGA, OS GOLPES BÁSICOS, A DEFESA, A MUSICALIDADE APLICADA AO MOVIMENTO E A REALIZAÇÃO DE RODAS DE CAPOEIRA EM AMBIENTE SEGURO E SUPERVISIONADO.

ART. 5º A CARGA HORÁRIA E A METODOLOGIA DE ENSINO SERÃO DEFINIDAS EM REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA, DEVENDO RESPEITAR O RITMO DE DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS E A DIVERSIDADE DE SUAS MANIFESTAÇÕES (CAPOEIRA ANGOLA E CAPOEIRA REGIONAL).

ART. 6º O PODER EXECUTIVO PODERÁ FIRMAR TERMOS DE COOPERAÇÃO TÉCNICA E FINANCEIRA COM ASSOCIAÇÕES, GRUPOS, MESTRES E CONTRA-MESTRES DE CAPOEIRA LEGALMENTE ESTABELECIDOS NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ, PARA A EXECUÇÃO DAS AULAS, PRIORIZANDO PROFISSIONAIS COM NOTÓRIA EXPERIÊNCIA E QUALIFICAÇÃO NA METODOLOGIA DA CAPOEIRA EDUCACIONAL.

PARÁGRAFO ÚNICO. AS PARCERIAS DEVERÃO ESTABELECER CRITÉRIOS CLAROS DE IDONEIDADE, FORMAÇÃO E REMUNERAÇÃO DOS CAPOEIRISTAS CONTRATADOS COMO OFICINEIROS OU INSTRUTORES.

ART. 7º AS DESPESAS DECORRENTES DA EXECUÇÃO DESTA LEI CORRERÃO POR CONTA DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS, SUPLEMENTADAS SE NECESSÁRIO, PROVENIENTES:

I - DE RECURSOS DO FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E/OU ESPORTE.

II - DE RECEITAS DE CONVÊNIOS E PARCERIAS COM ESFERAS ESTADUAIS E FEDERAIS VOLTADAS PARA A CULTURA E A EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA.

ART. 8º FICA CRIADA A COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DA CAPOEIRA NAS ESCOLAS (CACE), VINCULADA ÀS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO E CULTURA/ESPORTE, RESPONSÁVEL POR:

I - AVALIAR A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA E A QUALIDADE DAS AULAS OFERECIDAS.

II - SUGERIR AJUSTES CURRICULARES E METODOLÓGICOS.

III - PROMOVER O "FESTIVAL MUNICIPAL DE CAPOEIRA ESCOLAR" ANUALMENTE, COMO CULMINÂNCIA DAS ATIVIDADES DO ANO LETIVO.

ART. 9º O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL REGULAMENTARÁ ESTA LEI NO QUE COUBER E JULGAR NECESSÁRIO, DEFININDO AS NORMAS DE IMPLEMENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO.

ART. 10. ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PI_305_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON