PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO: 363/2025

Informações da matéria
Autor: EDÍZIO MOREIRA
Data: 24/10/2025
Visualizações:
Array
Ementa

DISPÕE SOBRE A PRESENÇA DO INTÉRPRETE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) OU DE SISTEMA QUE INTEGRE E SUPRA ESSA FUNÇÃO, EM TODOS OS PRÉDIOS PÚBLICOS QUE TENHAM ATENDIMENTO À POPULAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

A presença do intérprete de Libras ou de sistema que supra essa função nos prédios públicos de Maracanaú é fundamental para garantir o acesso e a inclusão da comunidade surda. Essa medida visa assegurar a igualdade de direitos e oportunidades, promovendo a comunicação efetiva e a autonomia das pessoas surdas no acesso aos serviços públicos. Além disso, contribui para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
20/10/2025 11:56:46 CADASTRADO 
AGENTE: EDÍZIO MOREIRA DA SILVA
CADASTRADO   
24/10/2025 11:25:26 LEITURA NO EXPEDIENTE  67ª (SEXAGÉSIMA SÉTIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 28 DE OUTUBRO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

EDÍZIO MOREIRA

VEREADOR(A)

REP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa

Prefeito

Maracanaú

Corpo da matéria

ART.1º TODOS OS PRÉDIOS PÚBLICOS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ DEVERÃO CONTAR E/OU DISPONIBILIZAR A PRESENÇA DE INTÉRPRETE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS OU DE SISTEMA QUE INTEGRE E SUPRA ESSA FUNÇÃO PARA ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA.

§ 1º ENTENDE-SE POR INTÉRPRETE DE LIBRAS O PROFISSIONAL PRESENCIAL CAPACITADO E/OU HABILITADO EM PROCESSOS DE INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUA DE SINAIS, TENDO COMPETÊNCIA PARA REALIZAR INTERPRETAÇÃO DAS 2 (DUAS) LÍNGUAS DE MANEIRA SIMULTÂNEA OU CONSECUTIVA E PROFICIÊNCIA EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DA LIBRAS E DA LÍNGUA PORTUGUESA.

§ 2º ENTENDE-SE POR SISTEMA TODO ATENDIMENTO VIRTUAL POR MEIO DE UM APLICATIVO QUE, À DISTÂNCIA, FAÇA A MEDIAÇÃO DO SURDO COM O INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS, PODENDO ESTAR INSTALADO EM UM SMARTPHONE, TABLET OU EM UM COMPUTADOR COM ACESSO À INTERNET.

ART. 2º O ATENDIMENTO DEVERÁ ESTAR EM CONSONÂNCIA COM OS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS PRÉDIOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ.

ART. 3º O SISTEMA ATENDERÁ TODOS AQUELES QUE, POR DEFICIÊNCIA AUDITIVA, NECESSITAREM DA SUA INTERPRETAÇÃO, UTILIZARÁ A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS EM LOCAL DE FÁCIL ACESSO E COM SINALIZAÇÃO DE INDICAÇÃO.

PARÁGRAFO ÚNICO: O ATENDIMENTO PRESENCIAL CONSISTE EM DISPONIBILIZAR INTERPRETES DE LIBRAS PARA AUXILIAR NA COMUNICAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, AOS SURDOS E AOS SURDO CEGOS, COM O OBJETIVO DE QUE POSSAM RECEBER UMA ADEQUADA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO.

ART. 4º ESTE LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON