PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO: 347/2025

Informações da matéria
Autor: IVONALDO LIMA
Data: 14/10/2025
Visualizações:
Array
Ementa

DENOMINA DE FRANCISCO TARCILIANO DE ARAÚJO PLÍNIO A ARENINHA LOCALIZADA NA PRAÇA MARIA EVELINE SOUSA DO NASCIMENTO, SITUADA ENTRE AS RUAS JOÃO HENRIQUE, SÃO MATEUS, JOÃO CONRADO E TRAVESSA JOAQUIM CARNEIRO, NO DISTRITO DE PAJUÇARA, NESTE MUNICÍPIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

O Projeto de Lei ora submetido à apreciação do Poder Legislativo Municipal tem como finalidade homenagear o Sr. Francisco Tarciliano de Araújo Plínio, filho do Distrito de Pajuçara e morador deste Município, que deixou um legado de dedicação, simplicidade e espírito comunitário.

A areninha localizada na Praça Maria Eveline Sousa do Nascimento é um espaço de convivência, lazer e práticas esportivas, que se torna ainda mais significativo ao receber o nome de um cidadão que sempre se destacou por sua participação ativa na vida social, cultural e esportiva de Maracanaú e, em especial, de Pajuçara.

Trata-se, portanto, de uma homenagem justa e merecida, que valoriza a história e a memória de um jovem que, em vida, demonstrou compromisso com a comunidade, com o esporte e com a promoção de valores coletivos. Ao perpetuar seu nome neste equipamento público, preserva-se parte da identidade de Pajuçara e reforça-se o sentimento de pertencimento da população.

Diante do exposto, submeto a presente proposição à análise desta Casa Legislativa, confiando no apoio dos nobres pares para sua aprovação.


BIOGRAFIA – FRANCISCO TARCILIANO DE ARAÚJO PLÍNIO

Francisco Tarciliano de Araújo Plínio faleceu aos 36 anos. Era estudante do curso de Educação Física pela Universidade Estácio, filho do Distrito de Pajuçara, em Maracanaú, e faleceu em 07 de junho de 2021, vítima da Covid-19. Filho do Sr. Francisco Tarcísio Plínio de Oliveira e de Maria Rita Paulino de Araújo, Tarciliano foi desportista, amante da cultura junina e integrante apaixonado da quadrilha junina Compadre Justino, com a qual conquistou diversos títulos no Festival de Quadrilhas Juninas de Maracanaú.

Atuou também na vida comunitária e religiosa, sendo membro da Pastoral da Juventude e da Liturgia da Igreja de São Sebastião, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Pajuçara.

Foi aluno e funcionário da Escola de Ensino Médio Flávio Ponte, onde trabalhou como auxiliar de serviços educacionais e também como professor de educação física. Conhecido pela humildade, sorriso constante e espírito colaborativo, Tarciliano deixou um legado de afetividade, participação comunitária, incentivo ao esporte, à cultura e à educação.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
14/10/2025 01:09:25 CADASTRADO 
AGENTE: FRANCISCO IVONALDO PEREIRA LIMA
CADASTRADO   
14/10/2025 09:01:00 LEITURA NO EXPEDIENTE  64ª (SEXAGÉSIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 15 DE OUTUBRO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

IVONALDO LIMA

VEREADOR(A)

PP

Autor

Corpo da matéria

ART. 1º. FICA DENOMINADA DE ARENINHA FRANCISCO TARCILIANO DE ARAÚJO PLÍNIO A ARENINHA LOCALIZADA NA PRAÇA MARIA EVELINE SOUSA DO NASCIMENTO, ENTRE AS RUAS JOÃO HENRIQUE, SÃO MATEUS, JOÃO CONRADO E TRAVESSA JOAQUIM CARNEIRO, NO DISTRITO DE PAJUÇARA, NESTE MUNICÍPIO.

ART. 2º. FICA ESTABELECIDA A INSTALAÇÃO, EM DATA PREVIAMENTE ACORDADA, DA PLACA INDICATIVA COM A NOVA DENOMINAÇÃO.

ART. 3º. ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

ART. 4º. REVOGAM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PL_LEG_347_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON