PROJETO DE INDICAÇÃO: 249/2025

Informações da matéria
Autor: IVONALDO LIMA
Data: 22/09/2025
Visualizações:
Array
Ementa

CRIA SALAS SENSORIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ, INCLUINDO ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL E CRECHES CONVENIADAS, DESTINADAS AO ATENDIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS ATÍPICAS.

Justificativa


Crianças atípicas, especialmente aquelas com transtorno do espectro autista, muitas vezes necessitam de espaços adaptados para se organizar e se desenvolver. Atualmente, embora exista a Sala de Atendimento Educacional Especializado (AE), a criação de salas sensoriais é fundamental para oferecer suporte adicional, garantindo que essas crianças possam receber estímulos adequados e desenvolver suas habilidades cognitivas, emocionais e sociais em um ambiente seguro e especializado.

O projeto visa promover inclusão, acolhimento e desenvolvimento integral, fortalecendo o compromisso do Município com a educação inclusiva e a qualidade de vida das crianças atendidas.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
12/09/2025 14:34:49 CADASTRADO 
AGENTE: FRANCISCO IVONALDO PEREIRA LIMA
CADASTRADO   
22/09/2025 08:20:05 LEITURA NO EXPEDIENTE  57ª (QUINQUAGÉSIMA SÉTIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 23 DE SETEMBRO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

IVONALDO LIMA

VEREADOR(A)

PP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa

Prefeito

Maracanaú

Vossa Senhoria George Lopes Valentim

Secretário de Educação

Maracanaú

Corpo da matéria

ART. 1º FICAM INSTITUÍDAS, NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO E NAS CRECHES CONVENIADAS DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ, SALAS SENSORIAIS, COM A FINALIDADE DE ATENDER CRIANÇAS ATÍPICAS, PROPORCIONANDO-LHES UM AMBIENTE SEGURO, ADAPTADO E ESTIMULANTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, EMOCIONAL E SOCIAL.

ART. 2º AS SALAS SENSORIAIS DEVERÃO:

I SER AMBIENTES ESTRUTURADOS COM EQUIPAMENTOS E MATERIAIS ADAPTADOS QUE ESTIMULEM OS SENTIDOS (VISÃO, AUDIÇÃO, TATO, OLFATO E MOVIMENTO);

II CONTAR COM ACOMPANHAMENTO ESPECIALIZADO DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS, COMO PSICOPEDAGOGOS, TERAPEUTAS OCUPACIONAIS OU EDUCADORES ESPECIAIS;

III SER UTILIZADAS COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO E DESENVOLVIMENTO QUANDO A CRIANÇA ESTIVER DESORGANIZADA OU PRECISAR SE AFASTAR TEMPORARIAMENTE DA SALA CONVENCIONAL, CONTRIBUINDO PARA SUA APRENDIZAGEM E INTEGRAÇÃO SOCIAL;

IV COMPLEMENTAR O ATENDIMENTO REALIZADO NA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AE), OFERECENDO ATIVIDADES ESPECÍFICAS VOLTADAS PARA ESTÍMULOS SENSORIAIS.

ART. 3º CABERÁ À SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO:

I IMPLANTAR E ESTRUTURAR AS SALAS SENSORIAIS EM TODAS AS ESCOLAS E CRECHES CONVENIADAS;

II CAPACITAR OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS PARA ATUAÇÃO EM AMBIENTES SENSORIAIS;

III MONITORAR E AVALIAR PERIODICAMENTE A EFETIVIDADE DO ATENDIMENTO PROPORCIONADO PELAS SALAS SENSORIAIS.

ART. 4º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PI_249_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON