CRIA SALAS SENSORIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ, INCLUINDO ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL E CRECHES CONVENIADAS, DESTINADAS AO ATENDIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS ATÍPICAS.
Crianças atípicas, especialmente aquelas com transtorno do espectro autista, muitas vezes necessitam de espaços adaptados para se organizar e se desenvolver. Atualmente, embora exista a Sala de Atendimento Educacional Especializado (AE), a criação de salas sensoriais é fundamental para oferecer suporte adicional, garantindo que essas crianças possam receber estímulos adequados e desenvolver suas habilidades cognitivas, emocionais e sociais em um ambiente seguro e especializado.
O projeto visa promover inclusão, acolhimento e desenvolvimento integral, fortalecendo o compromisso do Município com a educação inclusiva e a qualidade de vida das crianças atendidas.
| Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
|---|---|---|---|---|
| 12/09/2025 14:34:49 | CADASTRADO | AGENTE: FRANCISCO IVONALDO PEREIRA LIMA | CADASTRADO | |
| 22/09/2025 08:20:05 | LEITURA NO EXPEDIENTE | 57ª (QUINQUAGÉSIMA SÉTIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 23 DE SETEMBRO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE mais | EM TRAMITAÇÃO |
| Nome | Cargo | Orgão |
|---|---|---|
Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa |
Prefeito |
Maracanaú |
Vossa Senhoria George Lopes Valentim |
Secretário de Educação |
Maracanaú |
ART. 1º – FICAM INSTITUÍDAS, NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO E NAS CRECHES CONVENIADAS DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ, SALAS SENSORIAIS, COM A FINALIDADE DE ATENDER CRIANÇAS ATÍPICAS, PROPORCIONANDO-LHES UM AMBIENTE SEGURO, ADAPTADO E ESTIMULANTE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, EMOCIONAL E SOCIAL.
ART. 2º – AS SALAS SENSORIAIS DEVERÃO:
I – SER AMBIENTES ESTRUTURADOS COM EQUIPAMENTOS E MATERIAIS ADAPTADOS QUE ESTIMULEM OS SENTIDOS (VISÃO, AUDIÇÃO, TATO, OLFATO E MOVIMENTO);
II – CONTAR COM ACOMPANHAMENTO ESPECIALIZADO DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS, COMO PSICOPEDAGOGOS, TERAPEUTAS OCUPACIONAIS OU EDUCADORES ESPECIAIS;
III – SER UTILIZADAS COMO ESPAÇO DE ACOLHIMENTO E DESENVOLVIMENTO QUANDO A CRIANÇA ESTIVER DESORGANIZADA OU PRECISAR SE AFASTAR TEMPORARIAMENTE DA SALA CONVENCIONAL, CONTRIBUINDO PARA SUA APRENDIZAGEM E INTEGRAÇÃO SOCIAL;
IV – COMPLEMENTAR O ATENDIMENTO REALIZADO NA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AE), OFERECENDO ATIVIDADES ESPECÍFICAS VOLTADAS PARA ESTÍMULOS SENSORIAIS.
ART. 3º – CABERÁ À SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO:
I – IMPLANTAR E ESTRUTURAR AS SALAS SENSORIAIS EM TODAS AS ESCOLAS E CRECHES CONVENIADAS;
II – CAPACITAR OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS PARA ATUAÇÃO EM AMBIENTES SENSORIAIS;
III – MONITORAR E AVALIAR PERIODICAMENTE A EFETIVIDADE DO ATENDIMENTO PROPORCIONADO PELAS SALAS SENSORIAIS.
ART. 4º – ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.