PROJETO DE INDICAÇÃO: 235/2025

Informações da matéria
Autor: PAULO HENRIQUE
Data: 09/09/2025
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Ementa

DISPÕE SOBRE A REALIZAÇÃO DE PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA (CAA), A FIM DE HABILITÁ-LOS A UTILIZAR RECURSOS PEDAGÓGICOS DE INCLUSÃO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE MARACANAÚ.

Justificativa

O direito à comunicação é elemento central para a aprendizagem, socialização e desenvolvimento de crianças e adolescentes com dificuldades comunicacionais. A Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), incluindo pranchas, pictogramas, softwares e aplicativos, constitui ferramenta pedagógica essencial para estudantes não verbais ou com comunicação reduzida, como aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA), paralisia cerebral ou deficiências múltiplas (Beukelman & Light, 2020; Ganz et al., 2021).

Para que esses recursos sejam eficazes, é fundamental que os profissionais da educação recebam formação adequada, possibilitando o uso pedagógico da CAA no dia a dia da sala de aula. A capacitação permite que os docentes:
● integrem os recursos de CAA ao planejamento e às atividades escolares;

● promovam participação ativa e autonomia dos estudantes;

● adaptem estratégias e ambientes de acordo com as necessidades individuais;

● articulem seu trabalho com o de fonoaudiólogos e terapeutas especializados, sem substituí-los.

A capacitação docente em CAA está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008) e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que preveem a formação continuada de professores para garantir práticas pedagógicas inclusivas e acessíveis.

Assim, a presente Indicação contribui para que a implementação da CAA nas escolas da rede pública de Maracanaú seja efetiva, inclusiva e baseada em evidências pedagógicas, fortalecendo o direito à aprendizagem de todos os estudantes, independentemente de suas limitações comunicacionais.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
09/09/2025 11:20:33 CADASTRADO 
AGENTE: PAULO HENRIQUE COSTA DA SILVA
CADASTRADO   
09/09/2025 12:40:14 LEITURA NO EXPEDIENTE  54ª (QUINQUAGÉSIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 10 DE SETEMBRO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

PAULO HENRIQUE

VEREADOR(A)

UNIÃO

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa

Prefeito

Maracanaú

Corpo da matéria

ART. 1º FICA INDICADO AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL QUE, POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, INSTITUA PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA DESTINADO A PROFESSORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E PROFISSIONAIS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE), COM FOCO NO USO PEDAGÓGICO DE RECURSOS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA (CAA).

ART. 2º A CAPACITAÇÃO DEVERÁ CONTEMPLAR:

I FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA;

II UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DE PRANCHAS, PICTOGRAMAS, SOFTWARES E APLICATIVOS DE CAA;

III ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA INTEGRAR A CAA AO PLANEJAMENTO ESCOLAR;

IV ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES E AMBIENTES PARA FAVORECER A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES COM DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO;

V ARTICULAÇÃO COM FONOAUDIÓLOGOS, TERAPEUTAS OCUPACIONAIS E DEMAIS PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS.

ART. 3º RECOMENDA-SE QUE A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESTABELEÇA PARCERIAS COM UNIVERSIDADES, CENTROS DE PESQUISA E ORGANIZAÇÕES ESPECIALIZADAS EM CAA, GARANTINDO ATUALIZAÇÃO CIENTÍFICA, METODOLÓGICA E TECNOLÓGICA DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO.

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Descrição Arquivos
PI_235_2025_0000001.pdf

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