PROJETO DE INDICAÇÃO: 191/2025

Informações da matéria
Autor: EDÍZIO MOREIRA
Data: 12/08/2025
Visualizações:
Array
Ementa

DISPÕE SOBRE A PRESENÇA PREFERENCIALMENTE DE INTÉRPRETE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NO HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO, OU SISTEMA QUE INTEGRE E SUPRA ESSA FUNÇÃO EM TODAS AS AGÊNCIAS BANCÁRIAS DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ.

Justificativa

A presença de intérpretes de LIBRAS nas agências bancárias do município de Maracanaú é fundamental para garantir o acesso e a inclusão de pessoas surdas ou com deficiência auditiva. A comunicação é um direito básico e essencial para o exercício da cidadania, e a presença desses profissionais contribui para a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade. Portanto, a implementação dessa medida visa promover a acessibilidade e a inclusão social, atendendo às necessidades específicas desse público.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
12/08/2025 11:03:04 CADASTRADO 
AGENTE: EDÍZIO MOREIRA DA SILVA
CADASTRADO   
12/08/2025 11:46:00 LEITURA NO EXPEDIENTE  46ª (QUADRAGÉSIMA SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 13 DE AGOSTO DE 2025 - REGISTRADA A PRESENÇA DO VER. CARLOS ALBERTO, QUE PARTICIPOU DE FORMA REMOTA. - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

EDÍZIO MOREIRA

VEREADOR(A)

REP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa

Prefeito

Maracanaú

Corpo da matéria

ART. 1º - AS AGÊNCIAS BANCÁRIAS DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ DEVERÃO CONTAR COM A PRESENÇA PREFERENCIALMENTE DE INTÉRPRETE DE LIBRAS, OU COM A POSSIBILIDADE DE CAPACITAÇÃO DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS PARA ATUAR NO HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO OU SISTEMA QUE INTEGRE E SUPRA ESSA FUNÇÃO PARA ATENDIMENTO DOS DEFICIENTES AUDITIVOS;

§ 1° - ENTENDE-SE COMO INTÉRPRETE DE LIBRAS O PROFISSIONAL PRESENCIAL CAPACITADO E/OU HABILITADO EM PROCESSOS DE INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS DE SINAIS, TENDO COMPETÊNCIA PARA REALIZAR INTERPRETAÇÃO DAS 2 (DUAS) LÍNGUAS DE MANEIRA SIMULTÂNEA OU CONSECUTIVA E PROVÍNCIAS EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS E DA LÍNGUA PORTUGUESA;

§ 2° - ENTENDE-SE COMO SISTEMA TODO ATENDIMENTO VIRTUAL POR MEIO DE UM APLICATIVO OU CENTRAL DE LIBRAS QUE, A DISTÂNCIA, FAÇA A MEDIAÇÃO DO SURDO COM O INTÉRPRETE DE LIBRAS, PODENDO SER INSTALADO EM SMARTPHONE, TABLET OU COMPUTADOR COM ACESSO À INTERNET;

ART. 2º - O ATENDIMENTO DEVERÁ ESTAR EM CONSONÂNCIA COM OS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS;

ART. 3º - O INTÉRPRETE PRESENCIAL OU O SISTEMA ATENDERÁ TODOS AQUELES QUE, POR DEFICIÊNCIA AUDITIVA, NECESSITAM DA SUA INTERPRETAÇÃO, UTILIZANDO A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), EM LOCAL DE FÁCIL ACESSO E COM SINALIZAÇÃO DE INDICAÇÃO;

ART. 4° - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DA SUA PROMULGAÇÃO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PI_191_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON