PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO: 162/2025

Informações da matéria
Autor: AMANDA RODRIGUES
Data: 29/05/2025
Visualizações:
Array
Ementa

INSTITUI, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ, O DIA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA, A SER CELEBRADO ANUALMENTE NO DIA 15 DE JUNHO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

O presente Projeto de Lei visa instituir, no âmbito do Município de Maracanaú, o Dia Municipal de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a ser celebrado no dia 15 de junho, conforme já reconhecido internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este dia, é o dia em que o Ministério dos Direitos Humanos celebra a conscientização da violência contra a pessoa idosa. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. Desde 2006, o dia é reafirmado com realização de campanhas por todo o mundo.

Esta iniciativa busca reforçar, em nosso município, a importância da conscientização sobre a violência contra as pessoas idosas, promovendo o respeito, a dignidade e os direitos desse segmento populacional. A violência contra a pessoa idosa pode ocorrer de forma física, psicológica, emocional, patrimonial, negligência ou abandono, sendo, portanto, um grave problema social e de saúde pública.

Maracanaú já possui importantes políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, como o CMDPI e a Semana de Atenção à Pessoa Idosa. A presente proposta visa ampliar essas ações, reforçando o compromisso do Poder Público e da sociedade na promoção de uma cultura de paz e de valorização da pessoa idosa.

De acordo com o estatuto do idoso, Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003, considera-se violência contra a pessoa idosa "qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico". Infelizmente, sabe-se, que a violência contra a pessoa idosa tem sido cada vez mais frequente e precisamos urgentemente viabilizar meios para combater tais atrocidades.

A violência contra a pessoa idosa é um mal que dilacera o Brasil e, que por muitos anos, foi sendo subdiagnosticado e ignorado, o que nos leva ao aumento expressivo desta problemática. Não podemos mais ficar calado com tanto abuso contra a pessoa idosa venha crescer, sendo certo que a informação, conscientização e a promoção dos direitos fundamentais das pessoas idosas são formas de minorar tais circunstâncias. Isso porque, instituindo o dia municipal e promovendo a sua importância perante a sociedade poderemos sensibilizar a população Maracanauense em geral e aumentarmos o auxílio às pessoas que sofrem essas crueldades.

Vale apenas ressaltar que nossa Constituição Federal de 1988, em seus Arts. 299 e 230 trazem totais amparos as Pessoas Idosas. Esses artigos refletem a importância da responsabilidade familiar e do apoio aos Idosos na Sociedade Brasileira.

Por essas razões, conto com o apoio dos nobres vereadores (as) desta Casa Legislativa para a aprovação do presente projeto.


Amanda Oliveira Rodrigues Portela
Vereadora

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
28/05/2025 15:59:08 CADASTRADO 
AGENTE: AMANDA OLIVEIRA RODRIGUES PORTELA
CADASTRADO   
29/05/2025 11:38:03 LEITURA NO EXPEDIENTE  36ª (TRIGÉSIMA SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 3 DE JUNHO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

AMANDA RODRIGUES

2º SECRETÁRIO

PMN

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa

Prefeito

Maracanaú

Corpo da matéria

A CÂMARA MUNICIPAL DE MARACANAÚ APROVA.

ART. 1º - FICA INSTITUÍDO, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ, O DIA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA, A SER CELEBRADO ANUALMENTE NO DIA 15 DE JUNHO.

ART. 2º - O DIA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA PASSA A INTEGRAR O CALENDÁRIO OFICIAL DE DATAS COMEMORATIVAS DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ.

ART. 3º - SÃO OBJETIVOS DESTA DATA:

I SENSIBILIZAR A SOCIEDADE MARACANAUENSE QUANTO À NECESSIDADE DE COMBATER TODAS AS FORMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA;

II PROMOVER A REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO, DA DIGNIDADE E DA GARANTIA DOS DIREITOS DAS PESSOAS IDOSAS;

III ESTIMULAR AÇÕES EDUCATIVAS, SOCIAIS E CULTURAIS DE CONSCIENTIZAÇÃO, VALORIZAÇÃO E PROTEÇÃO DA PESSOA IDOSA;

IV FORTALECER AS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS;

V - DIVULGAR INFORMAÇÕES SOBRE PROGRAMAS DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA;

VI - PROMOVER O DIREITO FUNDAMENTAL DAS PESSOAS IDOSAS.

ART. 4 º - NA SEMANA QUE COMPREENDER O DIA 15 DE JUNHO, PODERÃO SER PROMOVIDOS, PELO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL EM ARTICULAÇÃO COM O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA (CMDPI), COM ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E DEMAIS ÓRGÃOS COMPETENTES, AS SEGUINTES AÇÕES:

I CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA;

II PALESTRAS, SEMINÁRIOS, OFICINAS E EVENTOS CULTURAIS SOBRE O TEMA;

III DIVULGAÇÃO DE MATERIAIS INFORMATIVOS E DOS CANAIS OFICIAIS DE DENÚNCIA;

IV ATIVIDADES QUE INCENTIVEM O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL, ATIVO E SEGURO.

ART. 5º - O PODER EXECUTIVO, POR MEIO DOS ÓRGÃOS COMPETENTES, PODERÁ FIRMAR CONVÊNIOS, PARCERIAS E COOPERAÇÕES TÉCNICAS COM ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS PARA VIABILIZAÇÃO DAS AÇÕES PREVISTAS NESTA LEI.

ART. 6º - AS DESPESAS DECORRENTES DA EXECUÇÃO DESTA LEI CORRERÃO POR CONTA DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS, SUPLEMENTADAS SE NECESSÁRIO.

ART. 7º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

PLENÁRIO WILSON CAMURÇA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MARACANAÚ, EM 28 DE MAIO DE 2025.

AMANDA OLIVEIRA RODRIGUES PORTELA

VEREADORA

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PL_LEG_162_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON