Foto: Alan Levi
A Câmara Municipal de Maracanaú realizou, nesta quinta-feira (31), Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional dos Surdos, comemorado em 26 de setembro. A solenidade foi promovida por meio do Requerimento Legislativo nº 62/2025, de autoria da vereadora Amanda Rodrigues, e teve como objetivo reconhecer e valorizar pessoas que contribuem para o desenvolvimento e inclusão da comunidade surda no município.
Durante a cerimônia, foram homenageadas personalidades que atuam em diferentes áreas: educacional, esportiva, cultural e social, promovendo a acessibilidade, a visibilidade e o respeito à comunidade surda de Maracanaú.
O Dia Nacional dos Surdos foi instituído para marcar a fundação da primeira escola de surdos no Brasil, em 1857. A data foi oficializada pela Lei nº 11.796/2008 e simboliza a luta da comunidade surda pelo reconhecimento de seus direitos e pela valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela Lei nº 10.436/2002.
A comemoração busca reforçar a importância da inclusão, do acesso à educação, à saúde e à cultura, além de ampliar a conscientização da sociedade sobre a necessidade de promover igualdade de oportunidades para as pessoas surdas.
Homenageados:
Rosângela de Oliveira Freitas
Francisca Lidiane Bezerra do Nascimento
Izabel Bruna Lourenço Carvalho
Ana Neire Lima Chaves de Sousa
Jemima Íris Sabino Rocha dos Santos
Francisco Jander Silva Freire
Antônio José da Silva Filho
João Pedro Ferreira de Araújo
Nicole Araújo Lemos
Entre os reconhecimentos, também foram destacadas as ações da Associação dos Surdos de Maracanaú (ASM) e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), instituições que desempenham papel essencial na promoção da inclusão e defesa dos direitos da comunidade surda no município.
Fotos: Alan Levi
Hoje
Há 1 dias
Há 2 dias
Há 10 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?