Foto: Alan Levi
Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação e aos avanços na política de segurança alimentar em Maracanaú, a Câmara Municipal realizou, nesta quinta-feira (23), Sessão Solene em homenagem à data e às pessoas que têm contribuído significativamente para a segurança alimentar e o bem-estar da população.
A solenidade foi proposta pelo vereador Júlio César, por meio do Requerimento Legislativo nº 145/2025. Durante o evento, o vereador destacou a importância de reconhecer o trabalho de quem atua no combate à fome: "Quero aqui parabenizar os dez homenageados do dia de hoje e dizer que esse reconhecimento é pelo papel importante de cada um nessa luta, nesse enfrentamento e nessa conquista diária de diminuir a dívida com aqueles que ainda estão em estado de fome", afirmou Júlio César.
O presidente da Câmara, vereador Raphael Pessoa, também reforçou a relevância do tema: "Alimentar não é um privilégio, é um direito de cada um. E nós não podemos deixar ninguém para trás. Quando foi instituído o Dia Mundial da Alimentação, foi para que refletíssemos principalmente nós, gestores, sobre como avançar nas políticas públicas sociais e garantir que ninguém fique para trás. Hoje, estamos reconhecendo pessoas que vêm contribuindo para fortalecer essa política pública", declarou.
A solenidade contou com a presença da primeira-dama do Estado do Ceará e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, do deputado estadual Júlio César Filho, da secretária de Assistência Social e Segurança Alimentar, Meire Costa Lima, da secretária dos Povos Originários, Mara Pitaguary, além de vereadores, secretários municipais, familiares, convidados e servidores atuantes na Política de Segurança Alimentar do município e do Estado.
Em sua fala, Lia de Freitas ressaltou os avanços alcançados por Maracanaú: "Maracanaú tem mil razões para comemorar o Dia Mundial da Alimentação. Celebrar essa data é celebrar a saúde que começa pela boca. Cada investimento realizado na alimentação tem retorno na saúde e no combate à violência. É a garantia de um direito constitucional. Parabéns a todos que atuam nessa área e à Câmara pela iniciativa", destacou.
Foram homenageados durante a Sessão Solene:
Lia Gondim Araújo de Freitas
Emanoel Vinícius Martins de Queiroz
Regina Ângela Sales Praciano
Maristela Calvário Pinheiro
Elizângela Assunção Nunes
Jacinta Carvalho da Silva
Severino Ribeiro dos Santos (Bill)
Antônio Fernando Batista de Oliveira
Cleiton Franco de Oliveira
Luiz Fernando Monteiro Bittencourt
A celebração contou ainda com a presença de representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Maracanaú, agricultores familiares e representantes das Cozinhas Solidárias, além de parceiros fundamentais nessa política pública.
Sobre o Dia Mundial da Alimentação - Comemorado em todo o mundo em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). A data nos convida a refletir sobre a importância de garantir o direito à alimentação adequada e saudável para todos, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais e o fortalecimento das práticas agrícolas que respeitam o meio ambiente e valorizam os produtores locais.
Mais do que uma comemoração, o Dia Mundial da Alimentação é um chamado à ação coletiva, à solidariedade e à educação alimentar, reafirmando o compromisso das instituições, escolas, famílias e de toda a sociedade na luta contra a fome, o desperdício e a má nutrição.
Repórter: Thaiane Moura
Fotos: Alan Levi
Hoje
Há 1 dias
Há 2 dias
Há 10 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?