Foto: Alan Levi
Para refletir sobre a importância do acolhimento e do cuidado com a saúde mental, a Câmara Municipal de Maracanaú promoveu, nesta quinta-feira (18), Sessão Solene em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio e à valorização da vida.
A solenidade foi promovida por iniciativa da vereadora Amanda Rodrigues, por meio da aprovação do Requerimento Legislativo nº 101/2025. Em sua fala, a parlamentar destacou: "Que os dados existentes no Brasil sobre o suicídio nos despertem não apenas a gravidade do problema, mas também a urgência do poder público de estender a mão, ouvir e cuidar da nossa população. Falar de saúde mental ainda é um desafio, mas é algo que precisamos enfrentar juntos."
A programação contou com exposições técnicas sobre o tema. A enfermeira Cecylia Kátia Lima Verde Pessôa, supervisora clínico-institucional da Saúde Mental em Maracanaú, falou sobre a campanha Setembro Amarelo 2025 - "Conversar é salvar vidas". Ela também destacou a sanção da Lei Federal nº 15.199/2025, que estabelece oficialmente o dia 10 de setembro como Dia Nacional de Prevenção ao Suicídio e o dia 17 de setembro como Dia Nacional de Prevenção da Automutilação.
Na sequência, a enfermeira Danielle Gonçalves Costa, coordenadora da Comissão Municipal de Prevenção e Posvenção ao Suicídio, explicou o trabalho desenvolvido pela Comissão desde sua criação, em 2018, e os objetivos voltados à prevenção e ao cuidado da população maracanauense.
Durante a Sessão Solene, foram homenageados profissionais e iniciativas que se destacam na promoção da saúde mental no município, reforçando o compromisso de Maracanaú com políticas públicas voltadas para o bem-estar da população.
Homenageados:
Jéssica da Silva Gondim - membro da Comissão Municipal de Prevenção e Posvenção ao Suicídio;
Jefferson William Cândido do Nascimento - psicólogo e gerente do Serviço de Psicologia do Hospital Municipal de Maracanaú;
Rosângela Rebouças Santos Pereira - Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Inclusão;
Juliana de Sousa Silva - coordenadora do CAPS Infantil de Maracanaú;
Nara Lígia Gomes de Oliveira - coordenadora do CAPS AD III de Maracanaú;
Márcia Mota da Silva - coordenadora do CAPS Geral de Maracanaú.
Repórter: Thaiane Moura
Fotos: Alan Levi
Hoje
Há 1 dias
Há 2 dias
Há 10 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?