Procuradoria da Mulher de Maracanaú inicia biênio 2025-2026 com agenda formativa

A atividade marcou o início da agenda de 2025 do mandato das novas Procuradoras nomeadas para o biênio 2025-2026
Por Comunicação 17/06/2025 #ProcuradoriaDaMulher
img

Foto:

Para fortalecer ainda mais a rede de proteção e defesa dos direitos das mulheres em Maracanaú, as novas Procuradoras da Mulher da Câmara Municipal participaram, nesta segunda-feira (16), de uma formação com a equipe multidisciplinar da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Assembleia Legislativa do Ceará. O encontro aconteceu na sede da PEM, em Fortaleza.

A atividade marcou o início da agenda de 2025 do mandato das novas Procuradoras nomeadas para o biênio 2025-2026: vereadora Cristina Oliveira (Procuradora da Mulher), vereadora Michele Rosa (Procuradora Adjunta) e vereadora Dona Bruna (Procuradora Adjunta).

A formação foi uma oportunidade para troca de experiências, orientações técnicas e articulação institucional. A equipe da Procuradoria Especial da Mulher do Ceará apresentou fluxos de atendimento, explicou processos e indicou ações que podem ser desenvolvidas no município para o fortalecimento da pauta de gênero.

Além das Procuradoras, integraram a comitiva da Câmara de Maracanaú a diretora-geral Cirlane Cruz e a agente administrativa Rita de Cássia. A capacitação foi conduzida pelas advogadas Juliana Holanda e Naiana Melo, pela assistente social Jeene Matos e por Brenna Gadelha, do setor administrativo da PEM.

Na ocasião, as representantes da Câmara também foram recebidas pela deputada estadual Juliana Lucena, atual Procuradora Especial da Mulher do Ceará, e pela coordenadora da Procuradoria, Erica Praciano.

"Foi uma alegria muito grande receber a equipe da Procuradoria da Mulher de Maracanaú. A Assembleia Legislativa está de portas abertas para realizarmos ações conjuntas e fortalecer essa pauta, tão importante para os direitos das mulheres e para a promoção da igualdade de gênero", destacou a parlamentar.

A vereadora Cristina Oliveira, Procuradora da Mulher de Maracanaú, agradeceu a recepção: "Agradecemos a toda a equipe da Procuradoria Especial da Mulher do Ceará, uma equipe maravilhosa e com muito conhecimento. Temos a certeza de que vamos levar esse aprendizado para Maracanaú, com muitas ideias que vão somar ao nosso município".

Sobre a Procuradoria da Mulher da Câmara de Maracanaú:

Criada pela Resolução nº 002/2023 e regulamentada pela Resolução nº 004/2025, a Procuradoria da Mulher tem como objetivo promover a equidade de gênero no Legislativo Municipal e atuar como entidade de apoio às mulheres, tanto no ambiente legislativo quanto na comunidade.

São competências da Procuradoria da Mulher:

I - Receber e esclarecer as competências dos órgãos responsáveis por denúncias de violência e discriminação contra a mulher;

II - Fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal que visem à promoção da igualdade de gênero, além de campanhas educativas e antidiscriminatórias;

III - Acompanhar políticas públicas e programas municipais voltados à igualdade entre homens e mulheres;

IV - Zelar pela participação efetiva das vereadoras nos órgãos e atividades da Câmara Municipal de Maracanaú;

V - Promover campanhas educativas e antidiscriminatórias;

VI - Cooperar com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas públicas para as mulheres;

VII - Promover pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, bem como sobre a sub-representação feminina na política, com o objetivo de subsidiar comissões da Câmara e informar a população.

Repórter: Thaiane Moura

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON