Matérias

INDICAÇÃO: 1030/2026

Informações da matéria
Autor: Inspetor Moraes
Data: 21/09/2026
Visualizações:
Ementa

INDICA À SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA O NIVELAMENTO DAS TAMPAS DE ESGOTO EM TODA A EXTENSÃO DA AVENIDA III, ATÉ O FINAL DA EEEMTI ANTÔNIO MARTINS FILHO, NO BAIRRO JEREISSATI I, EM RAZÃO DO DESNIVELAMENTO OCASIONADO PELO RECENTE RECAPEAMENTO ASFÁLTICO REALIZADO NA VIA.

Justificativa

A presente Indicação Legislativa tem como objetivo solicitar uma intervenção necessária para garantir a segurança dos condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres que utilizam diariamente a Avenida III, no bairro Jereissati I.

A referida avenida recebeu recente recapeamento asfáltico, proporcionando melhores condições de trafegabilidade e mobilidade para os moradores e demais usuários da região. Contudo, após a execução do novo pavimento, as tampas de esgoto existentes ao longo da via ficaram abaixo do nível do asfalto, formando depressões e desníveis que comprometem a segurança do trânsito.

O problema é verificado em toda a extensão da Avenida III até o final da EEEMTI Antônio Martins Filho, sendo necessária uma intervenção por parte do Poder Público para que as tampas sejam devidamente elevadas e niveladas ao novo pavimento asfáltico.

As tampas desniveladas acabam criando verdadeiros buracos no leito da via, representando risco principalmente para os motociclistas, que podem perder o equilíbrio ao passar pelos pontos de desnível, ocasionando quedas, colisões e acidentes graves.

Da mesma forma, os automóveis que trafegam pelo local estão sujeitos a danos em pneus, rodas, suspensão e demais componentes, podendo gerar prejuízos financeiros aos proprietários dos veículos.

A situação merece atenção especial em razão do intenso fluxo de pessoas e veículos existente na região, inclusive nas proximidades da EEEMTI Antônio Martins Filho, onde há circulação diária de estudantes, professores, servidores, moradores e demais usuários da via.

É importante destacar que o recapeamento asfáltico representa uma importante melhoria na infraestrutura urbana. Entretanto, para que o investimento público alcance plenamente sua finalidade, é necessário que os equipamentos existentes na via, especialmente as tampas de esgoto, sejam adequadamente ajustados ao novo nível do pavimento.

O nivelamento das tampas contribuirá diretamente para a prevenção de acidentes, preservação dos veículos, melhoria da mobilidade urbana e segurança dos usuários da Avenida III, evitando que uma intervenção destinada a melhorar a via resulte na criação de novos pontos de risco.

Dessa forma, faz-se necessária a realização de vistoria técnica em toda a extensão indicada, seguida da execução dos serviços necessários para o adequado nivelamento das tampas de esgoto, garantindo que estas fiquem no mesmo nível do pavimento asfáltico.

Diante da relevância da presente solicitação e visando garantir melhores condições de segurança e trafegabilidade à população do bairro Jereissati I, solicito o apoio dos nobres pares para a aprovação desta Indicação Legislativa.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
21/09/2026 11:23:38 CADASTRADO 
AGENTE: Antônio da Silva Moraes
CADASTRADO   
21/09/2026 11:32:12 LEITURA NO EXPEDIENTE  54ª (QUINQUAGÉSIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 2ª (SEGUNDA) SESSÃO LEGISLATIVA (01/01/2026 À 31/12/2026) DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) DE 22 DE SETEMBRO DE 2026 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais ENCAMINHADO PARA O ÓRGÃO INDICADO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

Inspetor Moraes

Vereador(a)

PP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Senhoria Raimundo Coelho Bezerra de Farias Filho

Secretário de Infraestrutura

Maracanaú

Corpo da matéria

QUE SEJA REALIZADO, COM A MAIOR BREVIDADE POSSÍVEL, O NIVELAMENTO DAS TAMPAS DE ESGOTO EXISTENTES EM TODA A EXTENSÃO DA AVENIDA III, ATÉ O FINAL DA EEEMTI ANTÔNIO MARTINS FILHO, NO BAIRRO JEREISSATI I.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON