INDICAÇÃO: 209/2026

Informações da matéria
Autor: IVONALDO LIMA
Data: 10/03/2026
Visualizações:
Ementa

INDICA AO PODER EXECUTIVO, POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA, A REQUALIFICAÇÃO E URBANIZAÇÃO DA RUA CASTRO ALVES, LOCALIZADA NO DISTRITO DE PAJUÇARA, ENTRE AS RUAS PEDRO CAETANO DE PAIVA E MARIA FERREIRA.

Justificativa

A presente Indicação tem como objetivo promover melhorias na infraestrutura urbana, mobilidade e qualidade de vida dos moradores da Rua Castro Alves, localizada no Distrito de Pajuçara.

Trata-se de uma pequena via situada entre as ruas Pedro Caetano de Paiva e Maria Ferreira, utilizada diariamente por moradores e transeuntes da região. No entanto, a rua necessita de intervenções estruturais que garantam melhores condições de trafegabilidade, drenagem e organização do espaço urbano.

A realização de obras de pavimentação, drenagem e urbanização contribuirá significativamente para reduzir problemas causados por poeira, lama e alagamentos, especialmente durante o período chuvoso, além de melhorar o acesso de veículos, pedestres e serviços essenciais.

Além disso, a implantação de redutores de velocidade e de sinalização viária adequada é fundamental para garantir maior segurança no tráfego local, protegendo especialmente crianças, idosos e demais usuários da via.

Diante da importância da melhoria da infraestrutura urbana para o desenvolvimento da comunidade e para a valorização do bairro, a presente Indicação busca assegurar mais dignidade, mobilidade e segurança para os moradores da região.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
09/03/2026 10:58:25 CADASTRADO 
AGENTE: FRANCISCO IVONALDO PEREIRA LIMA
CADASTRADO   
10/03/2026 08:47:42 LEITURA NO EXPEDIENTE  10ª (DÉCIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 2ª (SEGUNDA) SESSÃO LEGISLATIVA (01/01/2026 À 31/12/2026) DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) DE 11 DE MARÇO DE 2026 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais ENCAMINHADO PARA O ÓRGÃO INDICADO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

IVONALDO LIMA

VEREADOR(A)

PP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa

Prefeito

Maracanaú

Vossa Senhoria Raimundo Coelho Bezerra de Farias Filho

Secretário de Infraestrutura

Maracanaú

Corpo da matéria

A ADOÇÃO DAS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA A REQUALIFICAÇÃO E URBANIZAÇÃO DA RUA CASTRO ALVES, LOCALIZADA NO DISTRITO DE PAJUÇARA, ENTRE AS RUAS PEDRO CAETANO DE PAIVA E MARIA FERREIRA, CONTEMPLANDO:

PAVIMENTAÇÃO EM PEDRA TOSCA, ASFÁLTICA E/OU PISO INTERTRAVADO;

EXECUÇÃO DE SISTEMA DE DRENAGEM ADEQUADO;

CONSTRUÇÃO DE QUEBRA-MOLAS E LOMBOFAIXAS PARA CONTROLE DE VELOCIDADE;

IMPLANTAÇÃO DE SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL, GARANTINDO MAIOR SEGURANÇA VIÁRIA;

URBANIZAÇÃO COMPLETA DA VIA, ASSEGURANDO MELHORES CONDIÇÕES DE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE PARA MORADORES E VISITANTES.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON