PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO: 399/2025

Informações da matéria
Autor: EDÍZIO MOREIRA
Data: 18/11/2025
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Ementa

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR E DOMICILIAR NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

A criação do Programa de Atendimento Pedagógico Hospitalar e Domiciliar em Maracanaú se faz necessária para garantir o direito à educação de crianças e adolescentes que se encontram impossibilitados de frequentar a escola devido a problemas de saúde. Essa iniciativa visa assegurar o acesso à educação de qualidade, promovendo a inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes, mesmo em situações adversas.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
17/11/2025 12:27:49 CADASTRADO 
AGENTE: EDÍZIO MOREIRA DA SILVA
CADASTRADO   
18/11/2025 09:11:19 LEITURA NO EXPEDIENTE  74ª (SETUAGÉSIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 19 DE NOVEMBRO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

EDÍZIO MOREIRA

VEREADOR(A)

REP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa

Prefeito

Maracanaú

Corpo da matéria

ART. 1º FICA CRIADO O PROGRAMA DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR E DOMICILIAR PAPHD NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ.

PARÁGRAFO ÚNICO. O PROGRAMA REFERIDO NO CAPUT É DESTINADO AOS ESTUDANTES REGULARMENTE MATRICULADOS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MARACANAÚ QUE ESTEJAM IMPOSSIBILITADOS DE FREQUENTAR AS AULAS EM RAZÃO DE TRATAMENTO DE SAÚDE QUE IMPLIQUE INTERNAÇÃO HOSPITALAR, ATENDIMENTO AMBULATORIAL OU PERMANÊNCIA PROLONGADA EM DOMICÍLIO.

ART. 2º O PAPHD TEM COMO OBJETIVOS:

I DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES QUE, EM DECORRÊNCIA DE TRATAMENTO DE SAÚDE, ESTEJAM IMPOSSIBILITADOS DE FREQUENTAR A ESCOLA;

II GARANTIR A MANUTENÇÃO DO VÍNCULO COM A ESCOLA POR MEIO DE CURRÍCULO FLEXIBILIZADO E/OU ADAPTADO, FAVORECENDO O RETORNO E A REINTEGRAÇÃO AO AMBIENTE ESCOLAR;

III AGIR COMO MOTIVADOR PARA O PROCESSO DE CURA.

ART. 3º O PAPHD SERÁ DESENVOLVIDO POR MEIO DAS SEGUINTES MODALIDADES:

I ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR: OCORRE EM AMBIENTE DE TRATAMENTO DE SAÚDE E É DESTINADO AOS ESTUDANTES IMPOSSIBILITADOS DE FREQUENTAR AS AULAS EM RAZÃO DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR;

II ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR: OCORRE EM AMBIENTE DOMICILIAR E É DESTINADO AOS ESTUDANTES IMPOSSIBILITADOS DE FREQUENTAR AS AULAS POR DOENÇAS PROLONGADAS.

ART. 4º O ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES INTEGRANTES DO PAPHD SERÁ REALIZADO POR PROFESSORES DO MUNICÍPIO DEVIDAMENTE CAPACITADOS PARA TAL SERVIÇO.

ART. 5º PARA O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR, DEVEM SER DISPONIBILIZADOS RECURSOS QUE POSSIBILITEM APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO, DE MODO A PERMITIR O ACESSO E A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM, RESPEITANDO-SE AS CAPACIDADES E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DE CADA ESTUDANTE.

ART. 6º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

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