REQUER A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE MARACANAÚ PARA DEBATER O DECRETO FEDERAL Nº 12.686/2025, QUE INSTITUI A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E A REDE NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS SECRETARIAS MUNICIPAIS ENVOLVIDAS, A FIM DE DISCUTIR OS IMPACTOS, RESPONSABILIDADES E ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO.
O Decreto nº 12.686, de 20 de outubro de 2025, publicado pelo Governo Federal, institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva (PNEEI) e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva (RNEEI), estabelecendo diretrizes que asseguram o direito à educação em um sistema educacional inclusivo para pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação.
O Decreto define que a educação especial deve ser ofertada de forma transversal, em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, e reforça a necessidade de cooperação entre os entes federativos e as diversas áreas governamentais. Também determina a importância da acessibilidade, do uso de tecnologias assistivas, da formação continuada dos profissionais e da articulação com as políticas de saúde, assistência social, esporte e cultura.
Diante das novas diretrizes estabelecidas, é indispensável que o Executivo Municipal se reúna, de forma integrada, com suas secretarias e setores correlatos, a fim de planejar a adequação das políticas locais e discutir como o município irá se organizar para atender às exigências do Decreto Federal.
A Audiência Pública se mostra, portanto, como instrumento democrático essencial para promover o diálogo, o entendimento e o planejamento conjunto entre todas as partes interessadas, fortalecendo o compromisso do Município de Maracanaú com a inclusão, a equidade e o acesso pleno à educação para todos.
Diante da relevância do tema, solicita-se o apoio dos nobres pares para aprovação deste Requerimento em regime de urgência, viabilizando a realização da Audiência Pública em data e horário a serem definidos pela Presidência desta Casa Legislativa.
| Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
|---|---|---|---|---|
| 26/10/2025 17:08:08 | CADASTRADO | AGENTE: FRANCISCO IVONALDO PEREIRA LIMA | CADASTRADO | |
| 28/10/2025 10:17:05 | LEITURA NO EXPEDIENTE | 68ª (SEXAGÉSIMA OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 29 DE OUTUBRO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE mais | EM TRAMITAÇÃO | |
| 28/10/2025 12:49:47 | TURNO ÚNICO | 68ª (SEXAGÉSIMA OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 29 DE OUTUBRO DE 2025 - ORDEM DO DIA mais | APROVADO |
| Nome | Cargo | Orgão |
|---|---|---|
Vossa Senhoria Raphael Pessoa Mota |
Presidente da Câmara Municipal de Maracanaú |
Maracanaú |
A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA CASA LEGISLATIVA PARA TRATAR SOBRE O DECRETO Nº 12.686/2025, DO GOVERNO FEDERAL, QUE INSTITUI A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA E A REDE NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, COM O OBJETIVO DE DISCUTIR OS IMPACTOS, DESAFIOS E RESPONSABILIDADES DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ DIANTE DESSA NOVA POLÍTICA NACIONAL.
A AUDIÊNCIA DEVERÁ CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS PARTES ENVOLVIDAS, INCLUINDO REPRESENTANTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL / CIÊNCIA SOCIAL, SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER, ALÉM DE DEMAIS SECRETARIAS E ÓRGÃOS QUE TENHAM INTERFACE COM A TEMÁTICA DA INCLUSÃO, COMO CULTURA, INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE E TECNOLOGIA. A PRESENÇA DE TODOS ESSES SETORES É FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UM DEBATE INTEGRADO, UMA VEZ QUE A EXECUÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DEPENDE DE AÇÕES CONJUNTAS E INTERSETORIAIS ENTRE AS DIFERENTES ÁREAS DA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL.
A PROPOSTA É QUE ESSA AUDIÊNCIA SEJA UM ESPAÇO DE ESCUTA E CONSTRUÇÃO COLETIVA, REUNINDO O PODER LEGISLATIVO, O PODER EXECUTIVO E A SOCIEDADE CIVIL, A FIM DE ALINHAR ESTRATÉGIAS, IDENTIFICAR DEMANDAS LOCAIS E DEFINIR CAMINHOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO EFETIVA DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA EM MARACANAÚ.