PROJETO DE INDICAÇÃO: 294/2025

Informações da matéria
Autor: IVONALDO LIMA
Data: 28/10/2025
Visualizações:
Array
Ementa

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER DE MARACANAÚ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

A criação do Sistema Municipal de Esporte e Lazer de Maracanaú é fundamental para promover desenvolvimento físico, emocional e social da população. A prática regular de atividades esportivas e a disponibilização de espaços de lazer adequados trazem inúmeros benefícios à comunidade, contribuindo para qualidade de vida e construção de uma sociedade mais saudável e inclusiva.

O sistema proporcionará acesso igualitário ao esporte e lazer para todas as faixas etárias, desde crianças até idosos, combatendo o sedentarismo e estimulando hábitos de vida saudáveis.

Além disso, o esporte é uma ferramenta de inclusão social, promovendo integração entre indivíduos de diferentes origens, gêneros, condições físicas ou socioeconômicas, transmitindo valores como respeito, disciplina, superação e trabalho em equipe.

A estruturação do Sistema permitirá planejamento, incentivo e monitoramento de programas permanentes de formação esportiva, alto rendimento, esporte comunitário e lazer, garantindo eficácia, eficiência e democratização das políticas públicas.

Portanto, a criação do Sistema Municipal de Esporte e Lazer é uma iniciativa estratégica para o desenvolvimento integral da população de Maracanaú, promovendo saúde, educação, cidadania, inclusão social e qualidade de vida.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
05/10/2025 20:02:14 CADASTRADO 
AGENTE: FRANCISCO IVONALDO PEREIRA LIMA
CADASTRADO   
28/10/2025 10:01:17 LEITURA NO EXPEDIENTE  68ª (SEXAGÉSIMA OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 29 DE OUTUBRO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

IVONALDO LIMA

VEREADOR(A)

PP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa

Prefeito

Maracanaú

Vossa Senhoria Gerson Cecchini de Souza

Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização

MARACANAÚ

Vossa Senhoria Paulo César de Oliveira Von Paumgartten

Secretário de Esportes

Maracanaú

Corpo da matéria

ART. 1º ESTA LEI DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER DE MARACANAÚ, ORGANIZADO SOB A FORMA DE SISTEMA PÚBLICO DESCENTRALIZADO E PARTICIPATIVO, ENVOLVENDO O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL E A SOCIEDADE CIVIL, INTEGRANDO O SISTEMA NACIONAL DO ESPORTE, NA FORMA ESTABELECIDA PELA LEGISLAÇÃO FEDERAL.

PARÁGRAFO ÚNICO. O SISTEMA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER DE MARACANAÚ CONSTITUI-SE EM INSTRUMENTO QUE REGE A ORGANIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER, COMPOSTO POR PRINCÍPIOS, OBJETIVOS E DIRETRIZES QUE DEFINEM O MODELO DE ESTRUTURA, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO ESPORTE E DO LAZER, A FIM DE PROMOVER E FOMENTAR A PRÁTICA FORMAL E NÃO FORMAL DO ESPORTE E A CULTURA ESPORTIVA E DE LAZER NO MUNICÍPIO.

ART. 2º AS DIRETRIZES DO SISTEMA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER TÊM O ESPORTE E O LAZER COMO EXPRESSÃO DO DIREITO INDIVIDUAL E COLETIVO, ASSEGURADOS PELOS ARTIGOS 6º E 217 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, QUE DEFINEM, RESPECTIVAMENTE, O LAZER COMO DIREITO SOCIAL E O FOMENTO ÀS PRÁTICAS ESPORTIVAS FORMAIS E NÃO-FORMAIS COMO DEVER DO ESTADO E DIREITO DE CADA UM, CONFORME A LEI GERAL DO ESPORTE.

ART. 3º O ESPORTE É UM BEM CULTURAL, DIREITO SOCIAL E FATOR DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, DEFINIDO PELO CONJUNTO DE PRÁTICAS CORPORAIS, ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTIVAS QUE, PELO ENVOLVIMENTO OCASIONAL OU SISTEMÁTICO, ORGANIZADO OU NÃO, EXPRIME UM GRAU DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL ESPORTIVO, COM POSSIBILIDADES DE INCIDIR EM ASPECTOS ECONÔMICOS, EDUCACIONAIS, DE SAÚDE, DE LAZER E BEM-ESTAR, AMPLIANDO CONHECIMENTOS, RELAÇÕES SOCIAIS E RESULTADOS ESPORTIVOS.

ART. 4º A PRÁTICA ESPORTIVA É DIVIDIDA EM TRÊS NÍVEIS DISTINTOS, INTEGRADOS E SEM RELAÇÃO DE HIERARQUIA ENTRE SI, COMPREENDENDO:

I FORMAÇÃO ESPORTIVA;

II EXCELÊNCIA ESPORTIVA;

III ESPORTE PARA TODA A VIDA.

ART. 5º FORMAÇÃO ESPORTIVA

REFERE-SE AO ACESSO À PRÁTICA ESPORTIVA EM SUAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES, SENDO ATRIBUIÇÃO DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL, ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, CLUBES ASSOCIATIVOS E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL, COMPREENDENDO:

I VIVÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO ESPORTIVA: OPORTUNIZAR DIVERSAS EXPERIÊNCIAS CORPORAIS RELACIONADAS AO ESPORTE, AMPLIANDO O REPERTÓRIO DE PRÁTICAS ESPORTIVAS POR MEIO DE ATIVIDADES INCLUSIVAS E LÚDICAS;

II FUNDAMENTAÇÃO ESPORTIVA: PROPORCIONAR, POR MEIO DAS DIVERSAS PRÁTICAS CORPORAIS, POSSIBILIDADES DE AÇÕES, AMPLIANDO E APROFUNDANDO O CONHECIMENTO ESPORTIVO EM MODALIDADES OLÍMPICAS, PARALÍMPICAS E NÃO OLÍMPICAS;

III APRENDIZAGEM DA PRÁTICA ESPORTIVA: OFERTA SISTEMÁTICA DE MÚLTIPLAS PRÁTICAS CORPORAIS ESPORTIVAS PARA APRENDIZAGEM DE DIFERENTES MODALIDADES, INCLUINDO CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, HABILIDADES, TÉCNICAS, TÁTICAS E REGRAS.

ART. 6º EXCELÊNCIA ESPORTIVA

COMPREENDE A PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMÁTICA, POR MEIO DO TREINAMENTO EM DIVERSAS MODALIDADES, VOLTADA À FORMAÇÃO DE ATLETAS E À BUSCA DO ALTO DESEMPENHO:

I ESPECIALIZAÇÃO ESPORTIVA: TREINAMENTO SISTEMATIZADO DAS CAPACIDADES E HABILIDADES EM MODALIDADES ESPECÍFICAS, BUSCANDO MELHOR ADAPTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO POTENCIAL DOS ATLETAS EM FORMAÇÃO;

II APERFEIÇOAMENTO ESPORTIVO: TREINAMENTO SISTEMÁTICO E ESPECIALIZADO PARA OTIMIZAR AS CAPACIDADES DE ATLETAS EM NÍVEIS ELEVADOS DE COMPETIÇÃO;

III ALTO RENDIMENTO ESPORTIVO: TREINAMENTO ALTAMENTE ESPECIALIZADO PARA ALCANÇAR E MANTER DESEMPENHO MÁXIMO EM COMPETIÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS;

IV TRANSIÇÃO DE CARREIRA: ASSEGURAR AO ATLETA CONCILIAR A EDUCAÇÃO FORMAL COM O TREINAMENTO, GARANTINDO OPORTUNIDADES FUTURAS APÓS A CARREIRA ESPORTIVA.

ART. 7º ESPORTE PARA TODA A VIDA

CARACTERIZA-SE PELA VIVÊNCIA DO ESPORTE COM AUTONOMIA, ASSUMINDO HÁBITOS SAUDÁVEIS E SENDO FATOR DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA:

I APRENDIZAGEM ESPORTIVA PARA JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: ACESSO AO ESPORTE E AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO CULTURAL ESPORTIVO PARA INDIVÍDUOS QUE NÃO TIVERAM OPORTUNIDADE DE PRATICAR;

II ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE: ATIVIDADE CORPORAL REGULAR, PLANEJADA E ESTRUTURADA, VISANDO MELHORAR HÁBITOS E CONDUTAS, IMPACTANDO POSITIVAMENTE EDUCAÇÃO, SAÚDE E LAZER;

III ESPORTE DE LAZER: PRÁTICAS CORPORAIS LÚDICAS APROPRIADAS DE FORMA CRÍTICA E CRIATIVA, CONTRIBUINDO PARA DESENVOLVIMENTO HUMANO, BEM-ESTAR E CIDADANIA;

IV ESPORTE COMPETITIVO: VIVÊNCIAS COMPETITIVAS EM MODALIDADES OLÍMPICAS, PARALÍMPICAS E NÃO OLÍMPICAS, COM POSSIBILIDADE DE TRANSFERÊNCIA OU CONTINUIDADE DA PRÁTICA AO LONGO DA VIDA.

ART. 8º DIFUSÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

CARACTERIZA-SE PELO FOMENTO À PESQUISA CIENTÍFICA, PROGRAMAS DE FORMAÇÃO, CERTIFICAÇÃO, ATUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROFISSIONAIS, REALIZAÇÃO DE CURSOS, SEMINÁRIOS, CONGRESSOS E INTERCÂMBIOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E ESPORTIVOS.

PARÁGRAFO ÚNICO. CABE AO PODER PÚBLICO MUNICIPAL ARTICULAR-SE JUNTO A INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, ENTIDADES DE PESQUISA E AO CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTES PARA PROMOÇÃO DAS AÇÕES QUE GARANTAM EXECUÇÃO DOS OBJETIVOS.

ART. 9º PRINCÍPIOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

O ESPORTE E LAZER, COMO DIREITO INDIVIDUAL, COLETIVO E SOCIAL E DEVER DO ESTADO, SERÃO FOMENTADOS PELOS PRINCÍPIOS:

I DEMOCRATIZAÇÃO: ACESSO ÀS ATIVIDADES ESPORTIVAS E DE LAZER SEM DISCRIMINAÇÃO;

II LIBERDADE: PRÁTICA DO ESPORTE E LAZER DE ACORDO COM INTERESSE E CAPACIDADE DE CADA UM;

III DIREITO SOCIAL: DEVER DO ESTADO EM FOMENTAR PRÁTICAS ESPORTIVAS FORMAIS E NÃO-FORMAIS;

IV GESTÃO DESCENTRALIZADA: AMPLA PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS SEGMENTOS SOCIAIS;

V QUALIDADE: VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO FÍSICO E MORAL;

VI MUTUALIDADE: ATUAÇÃO INTERSETORIAL ENTRE PODER PÚBLICO E SOCIEDADE CIVIL;

VII TRANSPARÊNCIA: PUBLICIZAÇÃO DOS ATOS E AÇÕES DO SISTEMA;

VIII IDENTIDADE LOCAL: VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESPORTIVA E DE LAZER DO MUNICÍPIO;

IX CONHECIMENTO CIENTÍFICO: ESTÍMULO À PESQUISA E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO;

X PARCERIA: FORTALECIMENTO E CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA A POLÍTICA PÚBLICA.

ART. 10º O SISTEMA MUNICIPAL TEM COMO FINALIDADE DOTAR O MUNICÍPIO DE INSTRUMENTOS ARTICULADOS, DEMOCRÁTICOS, EFICIENTES E EFICAZES PARA GARANTIR O ACESSO ÀS PRÁTICAS ESPORTIVAS E DE LAZER, CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA.

ART. 11º OBJETIVOS DO SISTEMA

I ESTABELECER ATRIBUIÇÕES DO PODER PÚBLICO E ORGANIZAÇÕES CIVIS;

II VIABILIZAR PARCERIAS PÚBLICAS E PRIVADAS;

III INCENTIVAR DESCENTRALIZAÇÃO DAS AÇÕES ESPORTIVAS;

IV CAPACITAR PROFISSIONAIS DO ESPORTE;

V PROMOVER INCLUSÃO CIDADÃ POR MEIO DO ESPORTE;

VI ESTIMULAR HÁBITOS SAUDÁVEIS E PROMOÇÃO DA SAÚDE;

VII FOMENTAR FORMAÇÃO DE EQUIPES ESPORTIVAS;

VIII DIFUSÃO DE CONHECIMENTO E ACESSO AOS BENS IMATERIAIS DO ESPORTE;

IX ESTIMULAR CADEIA PRODUTIVA E VISIBILIDADE PÚBLICA VIA EVENTOS.

ART. 12º INTEGRAÇÃO DO SISTEMA

INTEGRAM O SISTEMA:

I COORDENAÇÃO: ÓRGÃO GESTOR VINCULADO AO PODER EXECUTIVO;

II INSTÂNCIAS DE ARTICULAÇÃO E DELIBERAÇÃO: CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER E CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER;

III INSTRUMENTOS DE GESTÃO: PLANO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER, CADASTRO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER, POLÍTICA DE FINANCIAMENTO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER;

IV USUÁRIOS: PESSOAS, ENTIDADES E INSTITUIÇÕES QUE TIVEREM O ESPORTE E O LAZER COMO ATIVIDADE CENTRAL E ADERIREM VOLUNTARIAMENTE AO SISTEMA.

ART. 13º COMPETÊNCIAS DO MUNICÍPIO

COMPETE À SECRETARIA MUNICIPAL DO ESPORTE E LAZER:

I GERIR O SISTEMA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER;

II ESTABELECER E EXECUTAR A POLÍTICA MUNICIPAL DE ESPORTE;

III DESENVOLVER, GERENCIAR E AVALIAR O PLANO MUNICIPAL;

IV ORGANIZAR AÇÕES NOS NÍVEIS FORMAÇÃO ESPORTIVA, ESPORTE PARA TODA A VIDA E RESPECTIVOS SERVIÇOS;

V INCENTIVAR EXCELÊNCIA ESPORTIVA E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO;

VI ARTICULAR-SE COM ÓRGÃOS PÚBLICOS E DEMAIS AGENTES DO SESTIMA;

VII IMPLANTAR E MANTER EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS;

VIII CONSOLIDAR O SISTEMA MUNICIPAL;

IX ELABORAR NORMAS DE MONITORAMENTO E CONTRAPARTIDAS;

X IMPLANTAR SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AVALIAÇÃO;

XI COFINANCIAR APRIMORAMENTO DE SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS ESPORTIVOS;

XII EXECUTAR POLÍTICAS PÚBLICAS EM TODOS OS NÍVEIS;

XIII DISPONIBILIZAR PROFISSIONAIS E LOCAIS ADEQUADOS PARA PRÁTICA ESPORTIVA.

PARÁGRAFO ÚNICO. O MUNICÍPIO PODERÁ EXECUTAR AÇÕES DIRETAMENTE OU POR MEIO DE PARCERIAS COM INICIATIVA PRIVADA E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL.

ART. 14º O CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTES (CME) É ÓRGÃO COLEGIADO DE CARÁTER CONSULTIVO, DELIBERATIVO, CONTROLADOR E FISCALIZADOR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER.

ART. 15º A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO ESPORTE, PLANEJADA E ORGANIZADA PELA SECRETARIA MUNICIPAL, SERÁ REALIZADA A CADA QUATRO ANOS, ACOMPANHANDO PROPOSTAS ORGANIZATIVAS ESTADUAIS E FEDERAIS.

PARÁGRAFO ÚNICO. AS CONFERÊNCIAS SEGUIRÃO AS FASES DE PRÉ-CONFERÊNCIA E MUNICIPAL, COM PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS DO MUNICÍPIO.

ART. 16º COMPETÊNCIAS DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO ESPORTE

I DEBATER, AVALIAR E PROPOR MEDIDAS PARA APRIMORAMENTO DO SISTEMA;

II POSSIBILITAR PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS SETORES LIGADOS AO SISTEMA;

III GARANTIR REPRESENTAÇÃO DE TODOS OS SEGMENTOS DO SISTEMA;

IV DELIBERAR AÇÕES PRIORITÁRIAS DA POLÍTICA PÚBLICA DO ESPORTE.

ART. 17º PLANO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO COM DURAÇÃO DE 8 ANOS, REVISADO A CADA 4 ANOS, COMPREENDENDO:

I ANÁLISE SITUACIONAL;

II DIRETRIZES, OBJETIVOS, ESTRATÉGIAS, METAS E AÇÕES;

III RECURSOS MATERIAIS, HUMANOS E FINANCEIROS E FONTES DE FINANCIAMENTO;

IV MECANISMOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO;

V CONSULTAS À SOCIEDADE CIVIL.

§1º CABE AO ÓRGÃO GESTOR COORDENAR A EXECUÇÃO DO PLANO.

§2º O PLANO SERÁ PROPOSTO PELO CONSELHO MUNICIPAL, ANALISADO PELO EXECUTIVO E ENCAMINHADO AO LEGISLATIVO.

ART. 18º CADASTRO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

INSTRUMENTO DE GESTÃO NORMATIVO QUE COLETA INFORMAÇÕES SOBRE CONDIÇÕES, AGENTES E EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS, CONSTITUINDO BASE DE DADOS PARA O SISTEMA.

ART. 19º POLÍTICA DE FINANCIAMENTO

CONSTITUÍDA POR RECURSOS PÚBLICOS E PRIVADOS, MEDIANTE PATROCÍNIO OU APOIO DIRETO.

PARÁGRAFO ÚNICO. O ÓRGÃO GESTOR COORDENA A POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DO SISTEMA.

ART. 20º RECURSOS

SERÃO ASSEGURADOS PELO ORÇAMENTO MUNICIPAL, PLANO PLURIANUAL, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS, SUBVENÇÕES FEDERAIS E ESTADUAIS, LEIS DE INCENTIVO E PARCERIAS PRIVADAS.

ART. 21º O FINANCIAMENTO SERÁ VIABILIZADO POR TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS, NAS DIVERSAS MODALIDADES E COM TRANSFERÊNCIA DIRETA.

ART. 22º PLANOS PLURIANUAIS, LEIS DE DIRETRIZES E LEIS ORÇAMENTÁRIAS ANUAIS DISPORÃO SOBRE OS RECURSOS DESTINADOS À EXECUÇÃO DAS AÇÕES DO SISTEMA.

ART. 23º O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ OS PROGRAMAS PREVISTOS NESTA LEI NO PRAZO DE 180 (CENTO E OITENTA) DIAS.

ART. 24º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PI_294_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON