DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER DE MARACANAÚ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
A criação do Sistema Municipal de Esporte e Lazer de Maracanaú é fundamental para promover desenvolvimento físico, emocional e social da população. A prática regular de atividades esportivas e a disponibilização de espaços de lazer adequados trazem inúmeros benefícios à comunidade, contribuindo para qualidade de vida e construção de uma sociedade mais saudável e inclusiva.
O sistema proporcionará acesso igualitário ao esporte e lazer para todas as faixas etárias, desde crianças até idosos, combatendo o sedentarismo e estimulando hábitos de vida saudáveis.
Além disso, o esporte é uma ferramenta de inclusão social, promovendo integração entre indivíduos de diferentes origens, gêneros, condições físicas ou socioeconômicas, transmitindo valores como respeito, disciplina, superação e trabalho em equipe.
A estruturação do Sistema permitirá planejamento, incentivo e monitoramento de programas permanentes de formação esportiva, alto rendimento, esporte comunitário e lazer, garantindo eficácia, eficiência e democratização das políticas públicas.
Portanto, a criação do Sistema Municipal de Esporte e Lazer é uma iniciativa estratégica para o desenvolvimento integral da população de Maracanaú, promovendo saúde, educação, cidadania, inclusão social e qualidade de vida.
| Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
|---|---|---|---|---|
| 05/10/2025 20:02:14 | CADASTRADO | AGENTE: FRANCISCO IVONALDO PEREIRA LIMA | CADASTRADO | |
| 28/10/2025 10:01:17 | LEITURA NO EXPEDIENTE | 68ª (SEXAGÉSIMA OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 29 DE OUTUBRO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE mais | EM TRAMITAÇÃO |
| Nome | Cargo | Orgão |
|---|---|---|
Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa |
Prefeito |
Maracanaú |
Vossa Senhoria Gerson Cecchini de Souza |
Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização |
MARACANAÚ |
Vossa Senhoria Paulo César de Oliveira Von Paumgartten |
Secretário de Esportes |
Maracanaú |
ART. 1º ESTA LEI DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER DE MARACANAÚ, ORGANIZADO SOB A FORMA DE SISTEMA PÚBLICO DESCENTRALIZADO E PARTICIPATIVO, ENVOLVENDO O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL E A SOCIEDADE CIVIL, INTEGRANDO O SISTEMA NACIONAL DO ESPORTE, NA FORMA ESTABELECIDA PELA LEGISLAÇÃO FEDERAL.
PARÁGRAFO ÚNICO. O SISTEMA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER DE MARACANAÚ CONSTITUI-SE EM INSTRUMENTO QUE REGE A ORGANIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER, COMPOSTO POR PRINCÍPIOS, OBJETIVOS E DIRETRIZES QUE DEFINEM O MODELO DE ESTRUTURA, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO ESPORTE E DO LAZER, A FIM DE PROMOVER E FOMENTAR A PRÁTICA FORMAL E NÃO FORMAL DO ESPORTE E A CULTURA ESPORTIVA E DE LAZER NO MUNICÍPIO.
ART. 2º AS DIRETRIZES DO SISTEMA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER TÊM O ESPORTE E O LAZER COMO EXPRESSÃO DO DIREITO INDIVIDUAL E COLETIVO, ASSEGURADOS PELOS ARTIGOS 6º E 217 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, QUE DEFINEM, RESPECTIVAMENTE, O LAZER COMO DIREITO SOCIAL E O FOMENTO ÀS PRÁTICAS ESPORTIVAS FORMAIS E NÃO-FORMAIS COMO DEVER DO ESTADO E DIREITO DE CADA UM, CONFORME A LEI GERAL DO ESPORTE.
ART. 3º O ESPORTE É UM BEM CULTURAL, DIREITO SOCIAL E FATOR DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, DEFINIDO PELO CONJUNTO DE PRÁTICAS CORPORAIS, ATIVIDADES FÍSICAS E ESPORTIVAS QUE, PELO ENVOLVIMENTO OCASIONAL OU SISTEMÁTICO, ORGANIZADO OU NÃO, EXPRIME UM GRAU DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL ESPORTIVO, COM POSSIBILIDADES DE INCIDIR EM ASPECTOS ECONÔMICOS, EDUCACIONAIS, DE SAÚDE, DE LAZER E BEM-ESTAR, AMPLIANDO CONHECIMENTOS, RELAÇÕES SOCIAIS E RESULTADOS ESPORTIVOS.
ART. 4º A PRÁTICA ESPORTIVA É DIVIDIDA EM TRÊS NÍVEIS DISTINTOS, INTEGRADOS E SEM RELAÇÃO DE HIERARQUIA ENTRE SI, COMPREENDENDO:
I – FORMAÇÃO ESPORTIVA;
II – EXCELÊNCIA ESPORTIVA;
III – ESPORTE PARA TODA A VIDA.
ART. 5º – FORMAÇÃO ESPORTIVA
REFERE-SE AO ACESSO À PRÁTICA ESPORTIVA EM SUAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES, SENDO ATRIBUIÇÃO DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL, ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, CLUBES ASSOCIATIVOS E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL, COMPREENDENDO:
I – VIVÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO ESPORTIVA: OPORTUNIZAR DIVERSAS EXPERIÊNCIAS CORPORAIS RELACIONADAS AO ESPORTE, AMPLIANDO O REPERTÓRIO DE PRÁTICAS ESPORTIVAS POR MEIO DE ATIVIDADES INCLUSIVAS E LÚDICAS;
II – FUNDAMENTAÇÃO ESPORTIVA: PROPORCIONAR, POR MEIO DAS DIVERSAS PRÁTICAS CORPORAIS, POSSIBILIDADES DE AÇÕES, AMPLIANDO E APROFUNDANDO O CONHECIMENTO ESPORTIVO EM MODALIDADES OLÍMPICAS, PARALÍMPICAS E NÃO OLÍMPICAS;
III – APRENDIZAGEM DA PRÁTICA ESPORTIVA: OFERTA SISTEMÁTICA DE MÚLTIPLAS PRÁTICAS CORPORAIS ESPORTIVAS PARA APRENDIZAGEM DE DIFERENTES MODALIDADES, INCLUINDO CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, HABILIDADES, TÉCNICAS, TÁTICAS E REGRAS.
ART. 6º – EXCELÊNCIA ESPORTIVA
COMPREENDE A PRÁTICA ESPORTIVA SISTEMÁTICA, POR MEIO DO TREINAMENTO EM DIVERSAS MODALIDADES, VOLTADA À FORMAÇÃO DE ATLETAS E À BUSCA DO ALTO DESEMPENHO:
I – ESPECIALIZAÇÃO ESPORTIVA: TREINAMENTO SISTEMATIZADO DAS CAPACIDADES E HABILIDADES EM MODALIDADES ESPECÍFICAS, BUSCANDO MELHOR ADAPTAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO POTENCIAL DOS ATLETAS EM FORMAÇÃO;
II – APERFEIÇOAMENTO ESPORTIVO: TREINAMENTO SISTEMÁTICO E ESPECIALIZADO PARA OTIMIZAR AS CAPACIDADES DE ATLETAS EM NÍVEIS ELEVADOS DE COMPETIÇÃO;
III – ALTO RENDIMENTO ESPORTIVO: TREINAMENTO ALTAMENTE ESPECIALIZADO PARA ALCANÇAR E MANTER DESEMPENHO MÁXIMO EM COMPETIÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS;
IV – TRANSIÇÃO DE CARREIRA: ASSEGURAR AO ATLETA CONCILIAR A EDUCAÇÃO FORMAL COM O TREINAMENTO, GARANTINDO OPORTUNIDADES FUTURAS APÓS A CARREIRA ESPORTIVA.
ART. 7º – ESPORTE PARA TODA A VIDA
CARACTERIZA-SE PELA VIVÊNCIA DO ESPORTE COM AUTONOMIA, ASSUMINDO HÁBITOS SAUDÁVEIS E SENDO FATOR DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA:
I – APRENDIZAGEM ESPORTIVA PARA JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: ACESSO AO ESPORTE E AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO CULTURAL ESPORTIVO PARA INDIVÍDUOS QUE NÃO TIVERAM OPORTUNIDADE DE PRATICAR;
II – ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE: ATIVIDADE CORPORAL REGULAR, PLANEJADA E ESTRUTURADA, VISANDO MELHORAR HÁBITOS E CONDUTAS, IMPACTANDO POSITIVAMENTE EDUCAÇÃO, SAÚDE E LAZER;
III – ESPORTE DE LAZER: PRÁTICAS CORPORAIS LÚDICAS APROPRIADAS DE FORMA CRÍTICA E CRIATIVA, CONTRIBUINDO PARA DESENVOLVIMENTO HUMANO, BEM-ESTAR E CIDADANIA;
IV – ESPORTE COMPETITIVO: VIVÊNCIAS COMPETITIVAS EM MODALIDADES OLÍMPICAS, PARALÍMPICAS E NÃO OLÍMPICAS, COM POSSIBILIDADE DE TRANSFERÊNCIA OU CONTINUIDADE DA PRÁTICA AO LONGO DA VIDA.
ART. 8º – DIFUSÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO
CARACTERIZA-SE PELO FOMENTO À PESQUISA CIENTÍFICA, PROGRAMAS DE FORMAÇÃO, CERTIFICAÇÃO, ATUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROFISSIONAIS, REALIZAÇÃO DE CURSOS, SEMINÁRIOS, CONGRESSOS E INTERCÂMBIOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E ESPORTIVOS.
PARÁGRAFO ÚNICO. CABE AO PODER PÚBLICO MUNICIPAL ARTICULAR-SE JUNTO A INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, ENTIDADES DE PESQUISA E AO CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTES PARA PROMOÇÃO DAS AÇÕES QUE GARANTAM EXECUÇÃO DOS OBJETIVOS.
ART. 9º – PRINCÍPIOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER
O ESPORTE E LAZER, COMO DIREITO INDIVIDUAL, COLETIVO E SOCIAL E DEVER DO ESTADO, SERÃO FOMENTADOS PELOS PRINCÍPIOS:
I – DEMOCRATIZAÇÃO: ACESSO ÀS ATIVIDADES ESPORTIVAS E DE LAZER SEM DISCRIMINAÇÃO;
II – LIBERDADE: PRÁTICA DO ESPORTE E LAZER DE ACORDO COM INTERESSE E CAPACIDADE DE CADA UM;
III – DIREITO SOCIAL: DEVER DO ESTADO EM FOMENTAR PRÁTICAS ESPORTIVAS FORMAIS E NÃO-FORMAIS;
IV – GESTÃO DESCENTRALIZADA: AMPLA PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS SEGMENTOS SOCIAIS;
V – QUALIDADE: VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO FÍSICO E MORAL;
VI – MUTUALIDADE: ATUAÇÃO INTERSETORIAL ENTRE PODER PÚBLICO E SOCIEDADE CIVIL;
VII – TRANSPARÊNCIA: PUBLICIZAÇÃO DOS ATOS E AÇÕES DO SISTEMA;
VIII – IDENTIDADE LOCAL: VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESPORTIVA E DE LAZER DO MUNICÍPIO;
IX – CONHECIMENTO CIENTÍFICO: ESTÍMULO À PESQUISA E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO;
X – PARCERIA: FORTALECIMENTO E CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA A POLÍTICA PÚBLICA.
ART. 10º O SISTEMA MUNICIPAL TEM COMO FINALIDADE DOTAR O MUNICÍPIO DE INSTRUMENTOS ARTICULADOS, DEMOCRÁTICOS, EFICIENTES E EFICAZES PARA GARANTIR O ACESSO ÀS PRÁTICAS ESPORTIVAS E DE LAZER, CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA.
ART. 11º – OBJETIVOS DO SISTEMA
I – ESTABELECER ATRIBUIÇÕES DO PODER PÚBLICO E ORGANIZAÇÕES CIVIS;
II – VIABILIZAR PARCERIAS PÚBLICAS E PRIVADAS;
III – INCENTIVAR DESCENTRALIZAÇÃO DAS AÇÕES ESPORTIVAS;
IV – CAPACITAR PROFISSIONAIS DO ESPORTE;
V – PROMOVER INCLUSÃO CIDADÃ POR MEIO DO ESPORTE;
VI – ESTIMULAR HÁBITOS SAUDÁVEIS E PROMOÇÃO DA SAÚDE;
VII – FOMENTAR FORMAÇÃO DE EQUIPES ESPORTIVAS;
VIII – DIFUSÃO DE CONHECIMENTO E ACESSO AOS BENS IMATERIAIS DO ESPORTE;
IX – ESTIMULAR CADEIA PRODUTIVA E VISIBILIDADE PÚBLICA VIA EVENTOS.
ART. 12º – INTEGRAÇÃO DO SISTEMA
INTEGRAM O SISTEMA:
I – COORDENAÇÃO: ÓRGÃO GESTOR VINCULADO AO PODER EXECUTIVO;
II – INSTÂNCIAS DE ARTICULAÇÃO E DELIBERAÇÃO: CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER E CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER;
III – INSTRUMENTOS DE GESTÃO: PLANO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER, CADASTRO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER, POLÍTICA DE FINANCIAMENTO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER;
IV – USUÁRIOS: PESSOAS, ENTIDADES E INSTITUIÇÕES QUE TIVEREM O ESPORTE E O LAZER COMO ATIVIDADE CENTRAL E ADERIREM VOLUNTARIAMENTE AO SISTEMA.
ART. 13º – COMPETÊNCIAS DO MUNICÍPIO
COMPETE À SECRETARIA MUNICIPAL DO ESPORTE E LAZER:
I – GERIR O SISTEMA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER;
II – ESTABELECER E EXECUTAR A POLÍTICA MUNICIPAL DE ESPORTE;
III – DESENVOLVER, GERENCIAR E AVALIAR O PLANO MUNICIPAL;
IV – ORGANIZAR AÇÕES NOS NÍVEIS FORMAÇÃO ESPORTIVA, ESPORTE PARA TODA A VIDA E RESPECTIVOS SERVIÇOS;
V – INCENTIVAR EXCELÊNCIA ESPORTIVA E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO;
VI – ARTICULAR-SE COM ÓRGÃOS PÚBLICOS E DEMAIS AGENTES DO SESTIMA;
VII – IMPLANTAR E MANTER EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS;
VIII – CONSOLIDAR O SISTEMA MUNICIPAL;
IX – ELABORAR NORMAS DE MONITORAMENTO E CONTRAPARTIDAS;
X – IMPLANTAR SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AVALIAÇÃO;
XI – COFINANCIAR APRIMORAMENTO DE SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS ESPORTIVOS;
XII – EXECUTAR POLÍTICAS PÚBLICAS EM TODOS OS NÍVEIS;
XIII – DISPONIBILIZAR PROFISSIONAIS E LOCAIS ADEQUADOS PARA PRÁTICA ESPORTIVA.
PARÁGRAFO ÚNICO. O MUNICÍPIO PODERÁ EXECUTAR AÇÕES DIRETAMENTE OU POR MEIO DE PARCERIAS COM INICIATIVA PRIVADA E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL.
ART. 14º O CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTES (CME) É ÓRGÃO COLEGIADO DE CARÁTER CONSULTIVO, DELIBERATIVO, CONTROLADOR E FISCALIZADOR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER.
ART. 15º A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO ESPORTE, PLANEJADA E ORGANIZADA PELA SECRETARIA MUNICIPAL, SERÁ REALIZADA A CADA QUATRO ANOS, ACOMPANHANDO PROPOSTAS ORGANIZATIVAS ESTADUAIS E FEDERAIS.
PARÁGRAFO ÚNICO. AS CONFERÊNCIAS SEGUIRÃO AS FASES DE PRÉ-CONFERÊNCIA E MUNICIPAL, COM PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS DO MUNICÍPIO.
ART. 16º – COMPETÊNCIAS DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO ESPORTE
I – DEBATER, AVALIAR E PROPOR MEDIDAS PARA APRIMORAMENTO DO SISTEMA;
II – POSSIBILITAR PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS SETORES LIGADOS AO SISTEMA;
III – GARANTIR REPRESENTAÇÃO DE TODOS OS SEGMENTOS DO SISTEMA;
IV – DELIBERAR AÇÕES PRIORITÁRIAS DA POLÍTICA PÚBLICA DO ESPORTE.
ART. 17º – PLANO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER
INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO COM DURAÇÃO DE 8 ANOS, REVISADO A CADA 4 ANOS, COMPREENDENDO:
I – ANÁLISE SITUACIONAL;
II – DIRETRIZES, OBJETIVOS, ESTRATÉGIAS, METAS E AÇÕES;
III – RECURSOS MATERIAIS, HUMANOS E FINANCEIROS E FONTES DE FINANCIAMENTO;
IV – MECANISMOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO;
V – CONSULTAS À SOCIEDADE CIVIL.
§1º CABE AO ÓRGÃO GESTOR COORDENAR A EXECUÇÃO DO PLANO.
§2º O PLANO SERÁ PROPOSTO PELO CONSELHO MUNICIPAL, ANALISADO PELO EXECUTIVO E ENCAMINHADO AO LEGISLATIVO.
ART. 18º – CADASTRO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER
INSTRUMENTO DE GESTÃO NORMATIVO QUE COLETA INFORMAÇÕES SOBRE CONDIÇÕES, AGENTES E EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS, CONSTITUINDO BASE DE DADOS PARA O SISTEMA.
ART. 19º – POLÍTICA DE FINANCIAMENTO
CONSTITUÍDA POR RECURSOS PÚBLICOS E PRIVADOS, MEDIANTE PATROCÍNIO OU APOIO DIRETO.
PARÁGRAFO ÚNICO. O ÓRGÃO GESTOR COORDENA A POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DO SISTEMA.
ART. 20º – RECURSOS
SERÃO ASSEGURADOS PELO ORÇAMENTO MUNICIPAL, PLANO PLURIANUAL, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS, SUBVENÇÕES FEDERAIS E ESTADUAIS, LEIS DE INCENTIVO E PARCERIAS PRIVADAS.
ART. 21º O FINANCIAMENTO SERÁ VIABILIZADO POR TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS, NAS DIVERSAS MODALIDADES E COM TRANSFERÊNCIA DIRETA.
ART. 22º PLANOS PLURIANUAIS, LEIS DE DIRETRIZES E LEIS ORÇAMENTÁRIAS ANUAIS DISPORÃO SOBRE OS RECURSOS DESTINADOS À EXECUÇÃO DAS AÇÕES DO SISTEMA.
ART. 23º O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ OS PROGRAMAS PREVISTOS NESTA LEI NO PRAZO DE 180 (CENTO E OITENTA) DIAS.
ART. 24º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.