PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO: 242/2025

Informações da matéria
Autor: EDÍZIO MOREIRA
Data: 25/08/2025
Visualizações:
Array
Ementa

CRIA O PROGRAMA "PARADA SEGURA" PARA QUE OS VEÍCULOS DE TRANSPORTES PÚBLICOS COLETIVOS DE PASSAGEIROS DAS LINHAS REGULARES DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ REALIZEM EMBARQUE E DESEMBARQUE FORA DOS PONTOS FIXOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

A criação do programa "Parada Segura" visa proporcionar mais segurança e comodidade aos usuários do transporte público coletivo de passageiros em Maracanaú. Permitir o embarque e desembarque fora dos pontos fixos contribui para a redução do tempo de espera e aglomerações, além de facilitar o acesso dos cidadãos aos seus destinos. Com essa medida, buscamos melhorar a qualidade do serviço prestado, promover a mobilidade urbana e garantir o bem-estar dos munícipes.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
20/08/2025 13:14:47 CADASTRADO 
AGENTE: EDÍZIO MOREIRA DA SILVA
CADASTRADO   
25/08/2025 12:24:04 LEITURA NO EXPEDIENTE  49ª (QUADRAGÉSIMA NONA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 26 DE AGOSTO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

EDÍZIO MOREIRA

VEREADOR(A)

REP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa

Prefeito

Maracanaú

Corpo da matéria

ART. 1º FICA DETERMINADO AOS VEÍCULOS DE TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO DE PASSAGEIROS DAS LINHAS REGULARES DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ REALIZAREM EMBARQUE E DESEMBARQUE DE USUÁRIOS IDOSOS, MULHERES, MENORES DE IDADE E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, FORA DOS PONTOS FIXADOS, SEM ALTERAÇÃO DO SEU PERCURSO, NO PERÍODO NOTURNO COMPREENDIDO ENTRE ÀS 21 HORAS E O ÚLTIMO HORÁRIO DE CIRCULAÇÃO DOS ÔNIBUS.

ART. 2º A PARADA PARA DESEMBARQUE SERÁ REALIZADA QUANDO SOLICITADA PELOS USUÁRIOS ACIMA DESCRIMINADOS, SE ATENDIDAS ÀS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO A SEREM VÁLIDAS PELO CONDUTOR DO TRANSPORTE COLETIVO, DEVENDO ESTE, EFETUAR A PARADA EM SEGURANÇA, O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DO LOCAL SOLICITADO PELO USUÁRIO.

§1° A RECUSA POR PARTE DO CONDUTOR DO TRANSPORTE COLETIVO EM REALIZAR A PARADA ATENDENDO À SOLICITAÇÃO DO USUÁRIO PREVISTA NA LEI, PODERÁ IMPLICAR EM MULTA À CONCESSIONÁRIA PRESTADORA DO SERVIÇO PÚBLICO DE TRANSPORTE, A SER REGULAMENTADA PELO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL.

ART.3º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PL_LEG_242_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON