DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO "PROGRAMA PROCON ITINERANTE" PARA DISPOR ATENDIMENTO NOS BAIRROS DA CIDADE, DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ E OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Apresentamos a presente proposta de implantação de um PROCON ITINERANTE, com a finalidade de garantir a população dos bairros de Maracanaú atendimento adequado em relação aos direitos inseridos no código de Defesa ao Consumidor, Lei n° 8078/90.
Neste serviço serão oferecidos aos consumidores o atendimento para solucionar conflitos e oferecer um plantão para eliminar duvidas Este trabalho trará inúmeros benéficos para o cidadão da mais variadas regiões de Maracanaú, quanto aos direitos existentes na condição de consumidores.
Por fim, a criação do Procon Itinerante, irá eliminar deslocamentos de bairros distantes e dificuldades para a resolução dos direitos da população que necessita deste atendimento.Certo de que a proposição cumprirá seu principal propósito de auxiliar a população de forma mais imediata, peço o apoio e a aprovação aos Pares desta Casa Legislativa.
| Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
|---|---|---|---|---|
| 26/05/2025 11:32:15 | CADASTRADO | AGENTE: EDÍZIO MOREIRA DA SILVA | CADASTRADO | |
| 26/05/2025 11:49:13 | LEITURA NO EXPEDIENTE | 34ª (TRIGÉSIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 27 DE MAIO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE mais | EM TRAMITAÇÃO |
| Nome | Cargo | Orgão |
|---|---|---|
Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa |
Prefeito |
Maracanaú |
ART.1º – FICA AUTORIZADO O PODER EXECUTIVO A CRIAR O PROGRAMA PROCON ITINERANTE PARA DISPOR ATENDIMENTO EM BAIRROS DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ, FACILITANDO O ATENDIMENTO À POPULAÇÃO.
ART. 2º – O PROCON ITINERANTE SERÁ DESTINADO A PROMOVER E IMPLEMENTAR AS AÇÕES DIRECIONADAS À EDUCAÇÃO, ORIENTAÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR E COORDENAÇÃO A POLÍTICA DE DEFESA DO CONSUMIDOR, CABENDO-LHE:
I – RECEBER, ANALISAR, AVALIAR E ENCAMINHAR CONSULTAS, RECLAMAÇÕES E SUGESTÕES APRESENTADAS POR CONSUMIDORES, POR ENTIDADES REPRESENTATIVAS OU PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PÚBLICO OU PRIVADO;
II – ORIENTAR PERMANENTEMENTE OS CONSUMIDORES E FORNECEDORES SOBRE SEUS DIREITOS, DEVERES E PRERROGATIVAS;
III – ENCAMINHAR AO MINISTÉRIO PÚBLICO A NOTÍCIA DE FATOS TIPIFICADOS COMO CRIMES CONTRA AS RELAÇÕES DE CONSUMO E AS VIOLAÇÕES A DIREITOS DIFUSOS, COLETIVOS E INDIVIDUAIS HOMOGÊNEOS.
IV – INCENTIVAR E APOIAR A CRIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE ASSOCIAÇÕES CIVIS DE DEFESA DO CONSUMIDOR E APOIAR AS JÁ EXISTENTES, INCLUSIVE COM RECURSOS FINANCEIROS E OUTROS PROGRAMAS ESPECIAIS;
V – PROMOVER MEDIDAS E PROJETOS CONTÍNUOS DE EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO, PODENDO UTILIZAR OS DIFERENTES MEIOS DE COMUNICAÇÃO E SOLICITAR O CONCURSO DE OUTROS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DA SOCIEDADE CIVIL;
VI – COLOCAR À DISPOSIÇÃO DOS CONSUMIDORES MECANISMOS QUE POSSIBILITEM INFORMAR OS MENORES PREÇOS DOS PRODUTOS BÁSICOS;
VII – INSTAURAR, INSTRUIR E CONCLUIR PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PARA APURAR INFRAÇÕES À LEI 8.078/90, PODENDO MEDIAR CONFLITOS DE CONSUMO, DESIGNANDO AUDIÊNCIAS DE CONCILIAÇÃO;
ART. 4°– ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.