Jeorgenes propõe Registro e a Comunicação dos nascimentos de crianças com síndrome de down em hospitais de Maracanaú

A iniciativa tem como objetivo oferecer as famílias que venham a ter crianças com sindrome de down apoio e orientação imediata por parte dos órgãos públicos

img
#ProjetodeLei POR MÁRCIO VENICIOS 27 DE MAIO DE 2021

A Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três. Não se sabe o porquê isso acontece. Em alguns casos, pode ocorrer a translocação cromossômica, isto é, o braço longo excedente do 21 liga-se a um outro cromossomo qualquer. Mosaicismo é uma forma rara da síndrome de Down, em que uma das linhagens apresenta 47 cromossomos e a outra é normal. É caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal, e geralmente está associada a objetivo de contribuir para a conscientização da população e formação de cidadãos com síndrome de Down autodeterminados, produtivos, incluídos na sociedade, e com melhor qualidade de vida e demonstrar um modo de estar no mundo que confirma a diversidade humana.

Pensando nisso, o vereador Jeorgenes Castro (MDB) apresentou Projeto de Lei N.º 017/21 que propõe Registro a Comunicação dos nascimentos de crianças com síndrome de down em hospitais de Maracanaú. A presente iniciativa objetiva oferecer as famílias que venham a ter crianças com sindrome de down apoio e orientação imediata por parte dos órgãos públicos. Assim sendo, desta forma permitir a informação adequada, atenção multifuncional e impedir o início tardio da estimulação e dos tratamentos.

"Precisamos conscientizar a sociedade de como é importante valorizar a diversidade humana e de como é fundamental, oferecendo equidade de oportunidades para pessoas com para sindrome de down que possam exercer seu direito de conviver em comunidade". Conscientizou Jeorgenes.

Câmara Municipal de Maracanaú

"Renovação com Responsabilidade"

Galeria

Deixe o seu comentário

Categorias

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito