Vereador Jeorgenes Castro apresenta indicação de Projeto de Lei para a criação de uma Central de Intérprete em Maracanaú

O pedido foi feito ao Executivo, através do Projeto de Indicação 016/2021, na manhã de quarta feira, 27, na Câmara Municipal de Maracanaú.

#Projetos POR MÁRCIO VENICIOS 05 DE FEVEREIRO DE 2021

Segundo dados do último censo demográfico realizado pelo Instituto brasileiro de geografia e estatística - IBGE 2010, a população brasileira está estimada em 190.755.799 pessoas, dentre essas cerca de 45.623.910 (23.9%) apresenta algum tipo de deficiência, representando aproximadamente 1,59% do total de pessoas surdas existente no país.

Diante desses dados crescentes e representados, foi instituído o Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência- Plano viver sem limite, através do decreto N° 7.612, de 17 de Novembro de 2011, em que a Presidente da República, Dilma Rousseff, na época decretado com a finalidade de promover, por meio da integração e articulação de políticas, programas e ações, o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência, nos termos da convenção Internacional sobre os Direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo facultativo, aprovados por meio do decreto Legislativo n° 186, de 9 julho de 2008, com status de emenda constitucional, e promulgados pelo Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009.

Para o vereador Jeorgenes Castro, a presente indicação é de grande importância para promover a qualidade de vida, comunicação, acessibilidade, entre outros meios que vivem o dia a dia das pessoas com deficiência auditiva. Diante disso, observa-se que a implantação de uma central de Intérpretes de libras representa um avanço para a inclusão social dos cidadãos surdos e com deficiência auditiva da cidade de Maracanaú, representando uma visibilidade para o município ao garantir o desenvolvimento da autonomia e potencialidade da pessoa surda e com deficiência auditiva que há tempos demanda serviços dessa natureza.